Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-12-2009

Fico na embaixada enquanto o Brasil deixar, diz Zelaya
Presidente deposto est� na embaixada brasileira desde setembro.Congresso de Honduras votou contra restitui��o dele ao poder.
Fico na embaixada enquanto o Brasil deixar, diz Zelaya
Foto: AFP

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse no domingo (6) que continuar� abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa enquanto o governo brasileiro permitir.

Zelaya est� no pr�dio da embaixada desde setembro, quando voltou clandestinamente do ex�lio que lhe fora imposto pelos militares no golpe de 28 de junho. O governo de fato promete prend�-lo se ele deixar a embaixada.

"Enquanto tiver apoio do Brasil, aqui estarei", disse Zelaya, por telefone.

"Estou defendendo uma causa, que se respeite o direito do povo de eleger seus presidentes. Tiraram-me do poder e defendi [essa causa] em Washington, na Europa, na Am�rica do Sul, na Am�rica Central, e depois vim � Am�rica Central para continuar defendendo-a. Vou continuar defendendo-a aqui."

Protestos
Zelaya faz campanha para voltar ao poder e para que os governos estrangeiros n�o reconhe�am a elei��o presidencial de novembro, vencida pelo conservador Porfirio Lobo. Carlos Reina, um dos principais assessores de Zelaya, deixou na semana passada a embaixada brasileira para reorganizar os protestos em favor do presidente deposto.

Tamb�m na semana passada, o Congresso votou contra a restitui��o de Zelaya ao poder, hip�tese que estava prevista num acordo entre Zelaya e o governo de fato, mediado em outubro pelos EUA e pela Organiza��o dos Estados Americanos. Mesmo antes da vota��o, Zelaya j� dizia que o acordo era letra morta.

Embora n�o tenha reconhecido o pleito de 29 de novembro, Zelaya se disse disposto a conversar com Lobo.

"Sou um democrata, e al�m do mais pac�fico. Neste caso sempre sou algu�m que falo, que me comunico permanentemente. Isso n�o me faz dobrar meus valores e meus princ�pios", disse o presidente deposto.

Zelaya e Lobo no passado se diziam amigos, mas o presidente deposto afirmou n�o ter conversado com o advers�rio desde sua elei��o.

Depois de vencer o pleito, Lobo, que toma posse em 27 de janeiro, afirmou que Zelaya "� passado". Mas o presidente eleito defende um di�logo nacional com todos os setores do pa�s, inclusive com Zelaya.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir