Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-12-2009

Ocupantes da CLDF deixam Plenário da Câmara do DF
Manifestantes ocupavam Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal desde a última quarta-feira.
Ocupantes da CLDF deixam Plenário da Câmara do DF
Foto: Igo Estrela/Futura Press

Manifestantes ocupavam Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal desde a última quarta-feira.

Manifestantes que ocupavam o Plenário da Câmara Legistativa do Distrito Federal deixaram o local por volta das 3h desta terça-feira. Contudo, o grupo continuava, por volta das 8h50, na galeria e no auditório da Casa, destinados ao público. Eles protestam contra a permanência no cargo do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), acusado de participar do mensalão do DEM - suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares. As informações são da assessoria de impresa do presidente interino da Câmara, deputado Cabo Patrício (PT).

Na quarta-feira, cerca de 150 manifestantes invadiram a Câmara Legislativa para pedir a saída do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Estudantes e pessoas ligadas a partidos de oposição ao governo entraram no Plenário com apitos, faixas, panetones e até um caixão com um boneco representando o político. A porta principal da Câmara foi quebrada.

Cerca de quatro horas depois, os manifestantes deixaram o Plenário da Câmara e se dirigiram à galeria, local reservado para que o público acompanhe as sessões, mas, mais tarde, 50 pessoas passaram a noite no Plenário. Na quinta-feira, após acordo com o presidente da Casa, os manifestantes deixaram o Plenário, mas continuaram nos corredores e galerias da Câmara, onde é permitida a circulação de pessoas. Após deputados alegarem suposta falta de segurança e não comparecerem à sessão, o Plenário voltou a ser ocupado por estudantes e militantes.

Na sexta-feira a Mesa Diretora da Casa decidiu fazer o pedido de reintegração de posse do Plenário. O procurador-geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal, José Edmundo Pereira, pediu a liminar junto ao Tribunal de Justiça. Após a concessão do mandado judicial, entretanto, o deputado Cabo Patrício fez uma reunião para tentar uma saída negociada, porém, os manifestantes decidiram manter o acampamento.

Na manhã de segunda-feira, os militantes se reuníram para buscar uma forma pacífica de evitar que a reintegração de posse do local seja efetivada. A ordem para a retirada das pessoas aguardava assinatura do presidenteCabo Patrício.

Entenda o caso
O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados no fim de novembro, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/12/08/cidades,i=159601/OCUPANTES+DA+CLDF+DEIXAM+PLENARIO.shtml
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir