Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 09-12-2009

Terror volta a golpear o Iraque
Cinco atentados coordenados em Bagd� deixaram pelo menos 127 mortos e cerca de 450 feridos
Terror volta a golpear o Iraque
Foto: http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/7206242.jpg


O Iraque ainda comemorava ontem o an�ncio feito na semana passada de que novembro havia registrado o menor n�mero de civis mortos em decorr�ncia da viol�ncia desde a invas�o americana, em 2003 � 88. Em quest�o de minutos, por�m, as estat�sticas positivas foram pelos ares junto com as cinco explos�es em diferentes pontos da capital, Bagd�, que deixaram pelo menos 127 mortos e cerca de 450 feridos.

H� informa��es conflitantes sobre a quantidade de v�timas e a extens�o dos danos, mas a intensidade e a proximidade das explos�es apontam para uma a��o coordenada. Nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques, mas o porta-voz das for�as de seguran�a de Bagd�, Qasem Ata Moussavi, acusou a rede terrorista Al-Qaeda e o partido Baath.

Moradores dizem que a primeira explos�o ocorreu �s 10h45min locais (5h45min de Bras�lia). Em tr�s dos atentados, carros-bomba foram detonados em frente a pr�dios p�blicos: o Minist�rio do Trabalho, um tribunal de Justi�a e a nova sede do Minist�rio de Finan�as. A s�rie de atentados ocorre na esteira de grandes ataques realizados na capital iraquiana ao longo dos �ltimos meses.

Autoridades iraquianas e americanas especulam que os insurgentes estejam tentando provocar instabilidade no Iraque nos meses que antecedem as elei��es gerais. Ontem, foi anunciado que as elei��es parlamentares do pa�s ser�o realizadas em 7 de mar�o de 2010. O an�ncio p�e fim a meses de impasse em torno da vota��o, que agora est� marcada para quase dois meses depois do originalmente previsto.


Cinco atentados coordenados em Bagd� deixaram pelo menos 127 mortos e cerca de 450 feridos
Terror volta a golpear o Iraque

Fonte: Zero Hora
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir