Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 09-12-2009

Representante do G77 ataca proposta vazada de acordo climático
Texto não tem valor formal na conferência do clima, mas causa polêmica.Secretário da ONU para o clima tenta apaziguar conferência.
Representante do G77 ataca proposta vazada de acordo climático
Foto:AFP/Jens Norgaard Larsen/SCANPIX DANMARK 2009


O que seria para ser um tratado histórico é uma forma disfarçada para renegociar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática e o Protocolo de Kyoto"
O representante do G77 (grupo de 130 países em desenvolvimento que inclui o Brasil), o embaixador sudanês Lumumba Stanislas Dia Ping, atacou nesta quarta-feira (9), na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15) a proposta dinamarquesa de acordo vazada na segunda por um jornal britânico, que privilegiaria as nações desenvolvidas em detrimento das em desenvolvimento.

Segundo ele, o texto, apresentado antes da conferência em reunião informal fechada com alguns países , é uma "total violação dos principios de transparência".

Texto dinamarquês quer reservar 60% da atmosfera para os 20% mais ricos da população"
"O que seria para ser um tratado histórico é uma forma disfarçada para renegociar a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática) e o Protocolo de Kyoto", atacou, alegando ainda que "o texto dinamarquês quer reservar 60% da atmosfera para os 20% mais ricos da população".

Lumumba reclamou ainda que o texto "nega que países desenvolvidos têm responsabilidade histórica" no aquecimento global, por serem industrializados há mais tempo e, por isso, terem emissões de carbono mais altas há muito mais tempo.

O sudanês ainda criticou a proposta de fixar como meta que a temperatura do planeta possa subir até 2 graus centígrados a mais que na época pré-industrial.

Segundo ele, "não há base científica" para este número, que prejudicaria os países mais vulneráveis.

Yvo de Boer
O secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, tentou mais uma vez acalmar os ânimos em relação ao documento que, destacou, "não está na mesa de negociação" na COP 15.

De Boer apontou ainda que o próprio Lumumba teve acesso ao "texto dinamarquês" antes da conferência. "Muitos países estão nervosos com este texto porque ele é desbalanceado. Mas acho que os países do G77 demonstraram que esta reunião é importante demais para que a abandonem", afirmou.

Representante do G77 ataca proposta vazada de acordo climático
Texto não tem valor formal na conferência do clima, mas causa polêmica.
Secretário da ONU para o clima tenta apaziguar conferência.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir