Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2009

Governo do Mato Grosso confirma vazamento de provas em concu
Envolvidos nas fraudes s�o servidores da organizadora do exame. Provas ser�o aplicadas em 31 de janeiro e 21 de fevereiro.
Governo do Mato Grosso confirma vazamento de provas em concu
Foto: http://images.quebarato.com.br/photos/big/2/4/5F3E24_1


O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), confirmou nesta quarta-feira (9) que houve vazamento de provas no concurso para 10.086 vagas no estado. O concurso foi cancelado no dia 22 de novembro, quando 274 mil candidatos realizavam os exames. Naquele dia, o governador alegou problemas de log�stica na aplica��o das provas para o cancelamento, negando evid�ncias de fraude.

Nesta quarta, Maggi confirmou que estavam corretas as suspeitas do Grupo de Atua��o Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Minist�rio P�blico Estadual. Com base em den�ncias, o Gaeco apreendeu, um dia antes das provas, notebooks e pendrives na casa de tr�s pessoas em C�ceres (MT).

Todos os envolvidos eram servidores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), institui��o respons�vel pela organiza��o do exame. A per�cia conseguiu recuperar os arquivos apagados dos computadores, que continham as respostas e as justificativas das quest�es do concurso.

As investiga��es agora v�o tentar descobrir quais as pessoas que seriam beneficiadas com a fraude. A Pol�cia Civil tamb�m investigar� quantas pessoas teriam recebido as provas e as respostas.

Maggi afirmou que os servidores envolvidos na fraude foram afastados e responder�o pelo crime de viola��o de sigilo funcional, que pode dar de dois a seis anos de pris�o. O governador afastou a Unemat da coordena��o logo ap�s o concurso ser suspenso.
Unemat permanece

Maggi confirmou a perman�ncia da Unemat � frente da organiza��o. No entanto, foram anunciadas algumas mudan�as. Uma delas � a cria��o de um comit� para acompanhar a execu��o do concurso. O grupo ser� composto pela Secretaria de Seguran�a P�blica, Secretaria de Administra��o, Casa Militar, Minist�rio P�blico e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Al�m disso a Unemat dever� ter o apoio de outras institui��es. Foi anunciada a contrata��o de uma nova gr�fica - a mesma que imprimiu as provas do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) - e ficou estabelecido que a elabora��o dos exames n�o ser� mais em C�ceres, mas sim em Cuiab�.

O Minist�rio P�blico deve formalizar a den�ncia contra os suspeitos em 15 dias. Segundo os promotores houve crime de viola��o de sigilo funcional, com poss�veis penas de dois a seis anos de pris�o.

O governo aproveitou tamb�m para anunciar as datas do exame. A divis�o em dois dias foi confirmada, sendo o primeiro dia, 31 de janeiro, reservado para os candidatos a vagas com ensino fundamental e m�dio, e o dia 21 de fevereiro reservado para candidatos com n�vel superior.

Os novos exames ser�o realizados em duas etapas, nos dias 31 de janeiro (para os candidatos a vagas de ensino fundamental e m�dio) e 21 de fevereiro (candidatos a vagas, e estar�o sob responsabilidade dos secret�rios Di�genes Curado (Justi�a e Seguran�a P�blica), Alexander Maia (Casa Militar) e Geraldo de Vitto (Administra��o).
Cancelamento

Entre as irregularidades reconhecidas pela pr�pria administra��o no dia do cancelamento do exame estavam falta de salas para aplica��o dos testes e provas que chegaram atrasadas. Houve ainda localidades que nem receberam os exames. Al�m disso, provas que deveriam ser entregues no per�odo da tarde foram entregues aos candidatos pela manh�.

Os problemas foram registrados principalmente em Cuiab�, V�rzea Grande e Rondon�polis.

O governador Blairo Maggi informou, em entrevista coletiva no dia 25 de novembro, que os candidatos que n�o quisessem mais prestar o concurso seriam ressarcidos do valor da taxa de inscri��o.
Reembolso

Os candidatos que n�o querem mais prestar o concurso devem solicitar a devolu��o do valor da taxa de inscri��o at� a sexta-feira (11), por meio do formul�rio dispon�vel nos sites www.sad.mt.gov.br/servidor/requerimentos/ e www.unemat.br.

Ap�s o preenchimento do formul�rio, o candidato deve protocolar o requerimento pessoalmente na Secretaria de Estado de Administra��o do Mato Grosso (SAD), no Pal�cio Paiagu�s, Bloco III, Cuiab�, MT, CEP 78050-970, das 8h �s 12h e das 14h �s 18h. Os candidatos do interior e de outros estados devem encaminhar o formul�rio via Correios, utilizando o servi�o de Aviso de Recebimento (AR) ou SEDEX, para a SAD (saiba mais).
Vagas

S�o seis editais que re�nem vagas para cargos de n�vel fundamental, m�dio e superior. Os sal�rios v�o de R$ 465 a R$ 10.013.

Ao todo s�o 17 cargos para n�vel superior totalizando 4.386 vagas, 15 cargos para n�vel m�dio com 3.700 vagas, e 1 cargo de n�vel fundamental, com 2 mil vagas no total.

O concurso p�blico � considerado o maior da hist�ria de Mato Grosso. Ao todo, ser�o atendidos 19 �rg�os: Auditoria Geral do Estado, Casa Civil, Instituto de Defesa Agropecu�ria, Corpo de Bombeiros Militar, Pol�cia Militar, Secretaria de Justi�a e Seguran�a P�blica, Pol�cia Judici�ria Civil, Instituto de Terras de Mato Grosso, Secretarias de Meio Ambiente, de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assist�ncia Social, de Infraestrutura, de Comunica��o, de Administra��o, de Planejamento, de Turismo, de Cultura, de Esporte e Lazer, de Desenvolvimento Rural, Departamento Estadual de Tr�nsito (Detran), Junta Comercial e Procon.

Na Pol�cia Civil s�o 260 vagas para delegado, escriv�o e investigador. Outras 1.000 vagas s�o para Pol�cia Militar e 60 para o Corpo de Bombeiros. Outras 5,5 mil vagas s�o para a �rea de educa��o - professor da educa��o b�sica (3 mil), t�cnico administrativo educacional (500) e apoio administrativo educacional (2 mil).

H� vagas ainda para t�cnico, assistente e agente do sistema prisional; t�cnico, assistente e agente orientador do sistema socioeducativo; t�cnico e agente da �rea instrumental do governo; t�cnico e agente de desenvolvimento econ�mico social; t�cnico e agente de servi�o de tr�nsito; t�cnico e agente fundi�rio; fiscal, analista e agente de defesa agropecu�ria e florestal; conciliador e fiscal de defesa do consumidor; analista de meio ambiente, auditor do estado, gestor governamental, perito oficial criminal e t�cnico em necropsia.

As provas foram aplicadas na parte da manh� em Cuiab�, V�rzea Grande, �gua Boa, Alta Floresta, Barra do Gar�as, Diamantino, Juara, Ju�na, Rondon�polis, S�o F�lix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tangar� da Serra, Vila Rica, C�ceres e Nova Xavantina.

Confira abaixo o n�mero de candidatos inscritos por cargo e o n�mero de vagas:
Apoio Administrativo Educacional: 75.068 � 2 mil vagas
Agente de Servi�o de Tr�nsito: 28.119 � 284 vagas
T�cnico Administrativo Educacional: 25.499 � 500 vagas
Professor: 22.432 � 3 mil vagas
Agente Prisional: 18.080 � 859 vagas
Pol�cia Militar: 16.704 � 1 mil vagas
Agente de Desenvolvimento Econ�mico Social: 9.517 � 198 vagas
Delegado de Pol�cia: .7.713 � 60 vagas
T�cnico da �rea Instrumental: 6.756 � 320 vagas
Agente da �rea Instrumental: 6.165 � 100 vagas
Assistente do Sistema Prisional: 5.474 � 161 vagas
Agente Orientador do Sistema Socioeducativo: 5.395 � 280 vagas
T�cnico de Desenvolvimento Econ�mico Social: 4.378 � 183 vagas
Agente Fiscal de Defesa Agropecu�ria e Florestal II: 4.286 � 97 vagas
Gestor Governamental: 4.253 � 50 vagas
Assistente do Sistema Socioeducativo: 4.205 � 54 vagas
Fiscal de Defesa do Consumidor: 3.811 � 11 vagas
T�cnico do Sistema Prisional: 3.779 � 124 vagas
Analista do Meio Ambiente: 3.105 � 100 vagas
Investigador de Pol�cia Civil: 2.793 � 60 vagas
Escriv�o: 2.649 � 60 vagas
Perito Oficial Criminal: 2.169 � 60 vagas
Fiscal de Defesa Agropecu�ria e Florestal: 2.118 � 163 vagas
Agente Fiscal de Defesa Agropecu�ria e Florestal I: 1.958 � 47 vagas
T�cnico em Necropsia: 1.832 � 20 vagas
Auditor: 1.438 � 15 vagas
Corpo de Bombeiros Militar: 1.346 � 60 vagas
T�cnico do Sistema Socioeducativo: 984 � 66 vagas
T�cnico de Servi�o de Tr�nsito: 623 � 16 vagas
Conciliador de Defesa do Consumidor: 458 � 11 vagas
Analista Regulador: 398- 14 vagas
Agente Fundi�rio: 345 � 9 vagas
T�cnico Fundi�rio: 126 � 18 vagas
Analista Administrativo de Defesa Agropecu�ria e Florestal: 65 � 6 vagas

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir