Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2009

Crise provoca migração no estado americano do Alasca
Governo planeja fechar única escola de uma vila em região remota. Vídeo do New York Times mostra preocupação dos moradores.
Crise provoca migração no estado americano do Alasca
Foto:solegelo.blogspot.com/2007/06/explorar-as-pas...

A comunidade de Nikolski, no estado americano do Alasca, está passando por dificuldades. Como em muitas regiões rurais, a migração para centros urbanos aumentou muito. Jovens como Darren Krukoff preferem estudar em cidades maiores como Dutch Harbor. "Todos os meus amigos tinham partido. Tudo começou a mudar, eu não tinha mais nada para fazer", lembra.

Veja no vídeo ao lado

Localizada em uma das regiões mais remotas dos Estados Unidos, a vila no arquipélago das Ilhas Aleutas tem apenas 30 moradores e está à beira do colapso. Com poucos alunos matriculados, o governo planeja fechar a única escola e algumas famílias já pensam em mudar. "Chegamos a uma situação em que não podemos mais manter os professores", diz Joe Beckford, superintendente educacional.

Pela lei do Alasca, é preciso ter pelo menos dez alunos para garantir uma escola pública funcionando. Este ano, a escola de Nikolski tem apenas nove. Beckford sugeriu a adoção de um curso de correspondência feito em casa. Muitos pais estão preocupados.

"Vai ser difícil. Eu já esqueci muita coisa", afirma o pescador Greg Krukoff, pai de Alan. Yuki Laulualu tem cinco filhos e mudou com a família de Samoa para ajudar a manter a escola de Nikolski aberta. "Não é bom para os meus filhos estudarem em casa", reclama.

Apesar de poucas perspectivas, o jovem Eric Willhite, de 13 anos, faz planos. "Meu sonho é ser piloto como o meu irmão". O tio dele Scott Kerr não esconde a frustração. "É um ano crucial e as coisas não vão bem", lamenta.

Veja o vídeo ao lado em inglês

Como em muitas localidades isoladas, a escola é importante para reunir a comunidade. Em todo o estado do Alasca já são 35 com risco de fechar. A situação na ilha de Nikolski deve piorar no próximo mês. Pelo menos três famílias planejam deixar a localidade. Se isso acontecer, Eric pode ser a única criança da vila.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir