Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-12-2009

Governo interino de Honduras diz ter negado salvo-conduto a Manuel Zelaya
Presidente deposto negociava viagem para o M�xico. Ele est� abrigado na Embaixada do Brasil desde 21 de setembro.
Governo interino de Honduras diz ter negado salvo-conduto a Manuel Zelaya
Foto:www.defesabr.com/Md/md_ameaca_venezuelana.htm

O chanceler hondurenho Carlos L�pez disse nesta quarta-feira (9) que o governo interino de Honduras negou um salvo-conduto para que o presidente deposto, Manuel Zelaya, pudesse deixar o pa�s e viajar para o M�xico, informam as ag�ncias internacionais de not�cias .

Apesar da decis�o, L�pez afirmou que a negocia��o ainda "segue aberta".

Entenda a crise pol�tica em Honduras

Zelaya disse � imprensa local e � rede Televisa que o governo atual "abortou as negocia��es com o M�xico" para que ele pudesse deixar o pa�s. Segundo o presidente deposto, o governo interino de Honduras exigiu que ele renunciasse ao cargo de presidente como condi��o para ter caminho livre.

"Essa exig�ncia � inadequada para meu pa�s, meu povo e meu mandato que encerra em 27 de janeiro", afirmou o presidente deposto.

O Itamaraty confirmou as negocia��es de Zelaya com o governo do M�xico. Deposto pelo Ex�rcito no dia 28 de junho, ele voltou escondido a Honduras, e se abriga na Embaixada Brasileira, em Tegucigalpa, desde 21 de setembro.

"H�spede de honra"

Zelaya negociava para entrar no M�xico com a mulher, uma filha e dois assessores, como convidados do presidente mexicano, Felipe Calder�n. Ele n�o iria como asilado pol�tico, mas, sim, como os mexicanos chamam de "h�spede de honra".

Sem passe livre, Zelaya abortou a opera��o, segundo informam as ag�ncias internacionais de not�cias. Ele segue no pr�dio brasileiro. Zelaya pretendia deixar o pa�s por volta de meia-noite (4h desta quinta-feira, 10, no Brasil). O transporte at� o aeroporto seria feito em um carro da embaixada norte-americana.

"Pedido improcedente"

L�pez disse que o governo interino de Honduras negou o salvo-conduto por julgar o pedido "improcedente" e por "falta de qualifica��o jur�dica o tipo de asilo oferecido pelo governo mexicano".

O chanceler confirmou que o governo mexicano chegou a enviar, na noite de quarta, um avi�o para levar o presidente deposto e sua comitiva. Mas, sem acordo, a aeronave teria sido desviada para El Salvador, onde estaria aguardando novas orienta��es.

(*) Com informa��es das ag�ncias de not�cias EFE, France Presse e Reuters


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir