Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 14-12-2009

Plantar árvore diminui IPTU em Marataízes
Foi o que propõem o secretário de Meio Ambiente e Agricultura local Luis Cláudio Sad.
Plantar árvore diminui IPTU em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Foi o que propõem o secretário de Meio Ambiente e Agricultura local Luis Cláudio Sad. A lei já foi encaminhada para a Câmara de Vereadores de Marataízes para apreciação.

A idéia partiu de uma reunião com membros ambientalistas do Redescobrindo Marataízes, onde o ambientalista José Rubens Brumana, argumentou sobre a necessidade da arborização da cidade e mostrou que houve incentivo fiscal aos proprietários que tiverem um maior cuidado e atenção com as árvores.

A cidade não posssui um projeto visando arborização de ruas, avenidas e logradouros. O projeto consiste basicamente em cada árvore plantada em frente à residência e devidamente cuidada, o imóvel terá uma redução do valor do IPTU. Somente a partir do quinto ano de plantada e depois de devidamente analisado por um especialista é que o cidadão ganhara o desconto.

"Segundo estudos 2 árvores são o suficiente para refrescar e proteger a casa dos raios solares e o desconto pode chegar a 10 % do valor da taxa", disse Luis Cláudio. Todas as árvores devem seguir orientação técnica quanto a sua viabilidade local. "Devemos evitar casas em que os fios elétricos passem baixo demais ou plantar árvore que aceite poda para não gerar problemas futuros", finalizou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir