Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-12-2009

Obama pressiona bancos a oferecerem mais crédito nos EUA
Presidente americano se reuniu nesta segunda-feira com banqueiros
Obama pressiona bancos a oferecerem mais crédito nos EUA
Foto: AP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (14), após reunião de uma hora e meia com executivos de grandes bancos, que pediu às instituições que "busquem de todas as formas" aumentar a quantidade de crédito em circulação na economia americana.

O presidente americano disse que os bancos foram beneficiados por pacotes de benefícios e devem repassar este dinheiro para negócios e consumidores. "Como os empreendedores estão tendo dificuldades para conseguir empréstimos e os bancos tiveram grande assistência durante um período díficil, nós esperamos que eles busquem ajudar de todas as formas para que a roda de nossa economia gire novamente."

Obama, que classificou o encontro de "franco" e produtivo", pressionou os banqueiros a ajudarem na retomada da economia após eles receberem uma "ajuda extraordinária" dos contribuintes. "Nós esperamos alguns resultados [por parte dos bancos]", disse a jornalistas.

Legislação e críticas

Ele também pediu às instituições financeiras para apoiar a legislação para reformar a regulação do setor financeiro. Obama conversou nesta segunda com executivos de empresas como American Express, JP Morgan Chase, Bank of America, Goldman Sachs e Wells Fargo.

Em entrevista exibida na televisão americana no domingo (13), o presidente americano criticou os banqueiros, acusando alguns deles de receber bônus enormes enquanto suas empresas são resgatadas por dinheiro do contribuinte. "Não fui eleito presidente para ajudar um punhado de banqueiros do Wall Street", disse.

(Com informações da Reuters, da AP e da France Presse)

Obama pressiona bancos a oferecerem mais crédito nos EUA. Presidente americano se reuniu nesta segunda-feira com banqueiros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir