Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2009

Agressor de Berlusconi pede desculpas por "ato covarde"
Comunicado foi divulgado pelo advogado de Massimo Tartaglia. Agredido no rosto, premi� italiano deve receber alta na quarta (16).
Agressor de Berlusconi pede desculpas por
Foto: Livio Anticoli/AFP

O italiano que quebrou o nariz e dois dentes de Silvio Berlusconi ao agredi-lo com uma miniatura da catedral g�tica de Mil�o pediu desculpas ao primeiro-ministro italiano por seu "ato covarde e impulsivo", disse o advogado do agressor.

Berlusconi passou a segunda noite no hospital nesta ter�a-feira (15) ap�s o ataque sofrido no domingo por Massimo Tartaglia, de 42 anos, que bateu a r�plica da catedral contra o rosto do premi� de uma dist�ncia curta enquanto Berlusconi assinava aut�grafos ap�s um com�cio.

Tartaglia, que tem hist�rico de problemas mentais, agiu sozinho e sem nenhum interesse pol�tico ou militante, disse o advogado dele em breve comunicado, divulgado no final da segunda-feira.

Em carta enviada a Berlusconi, Tartaglia expressou seu "sincero arrependimento por um ato superficial, covarde e impulsivo no qual ele n�o se reconheceu", afirma o comunicado.

Os aliados de Berlusconi descreveram o ataque como um exemplo do "clima de �dio" que envolve o premi�, que frequentemente acusa ju�zes "comunistas", a m�dia e esquerdistas de fazerem campanha para derrubar seu governo.

Figura popular, mas controversa, Berlusconi tem lutado ao longo de todo este ano contra acusa��es de rela��es impr�prias com uma modelo adolescente e festas com garotas de programa. Ele tamb�m enfrenta a reabertura de v�rios processos judiciais.

Alta

O primeiro-ministro italiano deve receber alta nesta quarta (16) e n�o deve voltar ao trabalho por 10 dias, disse o m�dico pessoal do premi�, Alberto Zangrillo.

O m�dico acrescentou que as condi��es do primeiro-ministro "n�o s�o preocupantes".

O primeiro-ministro passou uma noite mais tranquila que a de ontem, acordou muito cedo e pediu os jornais, disse � televis�o p�blica "RAI" o subsecret�rio do governo e que atua como porta-voz, Paolo Bonaiuti.

*(Com informa��es da Reuters e da EFE)

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir