Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-12-2009

Cinco municípios correspondem a quase um quarto da economia
Entre os 5.564 municípios do Brasil, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) eram, nessa ordem, os de maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal, e respondiam, juntos, por 23,8% da economia brasileira em 20
Cinco municípios correspondem a quase um quarto da economia
Foto: http://www.ceara.gov.br/noticias/pib-fecha-trimestre-c


Já a renda gerada pelos 50 municípios com os maiores PIB geravam metade do PIB brasileiro em 2007.

Na Região Norte, os sete municípios de maior PIB agregavam, aproximadamente metade do total da região. No Sudeste, os 13 municípios no topo do ranking representavam metade do PIB, no Nordeste, 21, e no Sul, 27.

Brasília agregava 42,4% do PIB do Centro-Oeste e, se retirarmos esse município do cálculo, eram necessários 16 municípios para agregar aproximadamente 50% das riquezas da região.

Capitais

As 27 capitais eram responsáveis por 34,4% do PIB brasileiro, sendo que a maior parte das economias de cada uma das unidades da federação estava concentrada em cinco de seus municípios.

Em 2007, São Paulo, a capital paulista apresentou a maior participação (12,0%) no PIB do País, e Palmas (TO), a menor. Florianópolis (SC) foi a única capital que não ocupou a primeira posição no seu Estado, pois Joinville e Itajaí tinham as duas maiores participações dentre os municípios catarinenses.

Já as capitais da Região Norte foram responsáveis por 2,4%; as do Nordeste, 4,5%; as do Sudeste, 19,4%; as do Sul, 2,9% e as do Centro-Oeste, por 5,1%. Santa Catarina era o Estado que apresentava a menor dependência da sua capital, em toda a série. No outro extremo estava Manaus, responsável por 81,9% do PIB do Amazonas.

Maiores crescimentos

Os municípios que mais aumentaram o PIB entre 2006 e 2007 foram: Alto Horizonte, em Góiás; Albertina, em Minas Gerais; Cairu, na Bahia; São José do Povo, em Mato Grosso, e Queiroz, em São Paulo. Mas o único a entrar na lista das 50 maiores economias do País foi Itaguaí, que se destaca pela atividade portuária.

"É relevante salientar que nem toda a renda gerada pela produção no município é apropriada pela população residente. A geração e de renda e o consumo não são necessariamente realizados em um mesmo município", pondera o IBGE na pesquisa.



Entre os 5.564 municípios do Brasil, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) eram, nessa ordem, os de maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal, e respondiam, juntos, por 23,8% da economia brasileira em 2007, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira.

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir