Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 17-12-2009

Lula recebe primeiro-ministro chinês para negociação climática
Chineses estariam descrentes da possibilidade de acordo na COP 15. Na noite de quarta, o presidente conversou com Obama por telefone.
Lula recebe primeiro-ministro chinês para negociação climática
Foto: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL141





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta quinta-feira (17), no hotel onde está hospedado, em Copenhague, com o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, para tentar avançar as negociações de um tratado climático global.

Ainda na manhã desta quinta-feira (17), a agência Reuters informava que os chineses disseram a participantes na cúpula que não veem possibilidade de se atingir um acordo na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15).

Essa autoridade, que pediu para não ter seu nome revelado, disse que os chineses sugeriram, no lugar do acordo, "uma curta declaração política de algum tipo". Não ficou claro o que diria essa declaração.

A mesma autoridade disse que as negociações seguiam na tentativa de chegar a uma solução que permita a assinatura de um acordo operacional.

A informação de que a China não acredita num acordo vem em um momento em que dezenas de chefes de Estado chegam a Copenhague na expectativa de assinar, até sexta-feira, um novo pacto para combater o aquecimento global.

Na noite de quarta-feira, quem falou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi o americano Barack Obama.

"O presidente Obama destacou ao presidente Lula a importância de os dois países continuarem trabalhando para conseguir um acordo concreto que signifique um verdadeiro progresso e determinar uma ação global para enfrentar a ameaça da mudança climática", destacou a Casa Branca.

Segundo informações de um integrante da delegação brasileira, Obama disse que irá à conferência. Nos últimos dias, havia rumores sobre a participação ou não do americano no evento.

Chineses estariam descrentes da possibilidade de acordo na COP 15.
Na noite de quarta, o presidente conversou com Obama por telefone.
Lula recebe primeiro-ministro chinês para negociação climáticas

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir