Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 17-12-2009

Após reforma, Maracanã voltará a ser cinza para Copa de 2014
Cor seguirá modelo da fachada original, de 1950. Obras custarão R$ 500 milhões e vão, de novo, reduzir lugares.
Após reforma, Maracanã voltará a ser cinza para Copa de 2014
Foto: Carolina Lauriano / G1

Entre as reformas pelas quais passará o Maracanã, na Zona Norte do Rio, para a Copa de 2014, está a pintura da fachada na cor cinza, seguindo o modelo original do estádio, que foi inaugurado em 1950 e hoje é patrimônio tombado.

Outra modificação será na capacidade total de público, que será reduzida em quase 5 mil torcedores: atualmente, o Maracanã comporta 87 mil torcedores. Com as novas regras estipuladas pela Fifa, o estádio vai passar a receber 82 mil pessoas.

No passado, o estádio recebeu em alguns jogos decisivos mais de 150 mil pagantes.

"Menos público sim, mas com mais qualidade", afirmou a secretária estadual de Turismo, Márcia Lins, que apresentou o projeto detalhado nesta quinta-feira (17).

As obras começarão em março e custarão cerca de R$ 500 milhões. A partir de agosto, o Maracanã ficará fechado e só vai reabrir depois de, no mínimo, dois anos.
Regras da Fifa

Todas as mudanças seguem as determinações da Fifa para que o Maracanã tenha condições de sediar jogos na Copa de 2014. Outra grande transformação será na arquibancada inferior do estádio, que será totalmente demolida, pois não atende às exigências de visibilidade estipuladas pela Fifa.

Em relação à evacuação do estádio, o tempo exigido é de oito minutos. Hoje esse tempo no Maracanã é de 40 minutos. Para atender às autoridades, serão construídos quatro novos conjuntos de rampas e dois túneis de serviço de acesso ao campo serão readequados.

Além disso, as áreas dos jogadores, dos organizadores e autoridades, além da mídia, serão reformadas. Os camarotes também não cumprem às exigências internacionais. Para isso, passará de 99 para 88 o número de áreas VIPs, com capacidade para 30 pessoas cada uma, com melhor visibilidade e contato com o público, que hoje é inexistente.

Assentos, banheiros e estacionamento também passarão por obras. A novidade é que o Maracanã terá uma cozinha industrial, o que permitira a construção de dois restaurantes.

A Fifa também exige que todos os assentos sejam cobertos. Esta em estudos se é mais viável a cobertura total ou parcial dos assentos do estádio, pois a estrutura da construção tombada não pode sofrer grandes alterações.

"A gente não inventou o modelo, apenas replicamos o que foi desenhado pela Fifa e queremos que o Maracanã atenda 100% do exigido", afirmou a Márcis Lins.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir