Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-12-2009

Roubo de placa em Auschwitz provoca revolta entre judeus
O roubo da placa que dizia "Arbeit Macht Frei" na entrada do campo de concentra��o de Auschwitz, na sexta-feira (18/12), provocou revolta internacional, particularmente em Israel. N�o est� claro ainda se o crime foi motivado por anti-semitismo e, at� agor
Roubo de placa em Auschwitz provoca revolta entre judeus
Foto: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=186868



Os ladr�es chegaram de madrugada. E estavam bem preparados. Em temperaturas abaixo de zero, eles conseguiram tirar a parte superior do port�o de entrada do antigo campo de concentra��o nazista em Auschwitz, Pol�nia, que tinha a frase infame "Arbeit Macht Frei" (o trabalho liberta). Depois passaram a placa de ferro por um buraco na cerca e foram embora.

A fraca ilumina��o no local, que conta com instala��es originais dos anos 40, provavelmente tornou o roubo mais f�cil. Uma c�mara de seguran�a n�o gravou as imagens, de acordo com o canal de televis�o polon�s TVP.

A pol�cia est� trabalhando com a premissa de que havia tr�s ladr�es, pois n�o seria prov�vel que um ou dois perpetradores conseguissem fazer o audacioso roubo sozinhos. At� agora n�o h� nada indicando o anti-semitismo como motivo para o crime.

"Isto n�o � um roubo, � uma profana��o deste lugar", disse o porta-voz do museu, Pawel Swicki. A placa foi rapidamente substitu�da na sexta-feira por uma r�plica exata feita quando o original foi restaurado anos atr�s.

O roubo provocou revolta, particularmente em Israel. Silvan Shalom, vice-primeiro-ministro de Israel, chamou-o de "ato abomin�vel que chega a ser uma profana��o", demonstrando "�dio e viol�ncia contra os judeus".

"Chocante e de mau gosto"
Enquanto isso, Avner Shalev, presidente do memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusal�m, disse que o roubo foi uma "declara��o de guerra". "N�o sabemos a identidade dos perpetradores, mas assumo que sejam neonazistas", acrescentou.

O governo alem�o tamb�m expressou sua preocupa��o. "Espero que este crime seja resolvido rapidamente e que o dano ao memorial possa ser reparado rapidamente", disse Andreas Peschke, porta-voz do Minist�rio de Rela��es Exteriores alem�o.Dieter Graumann, vice-presidente do Conselho Central de Judeus na Alemanha, descreveu o roubo como "chocante e de mau gosto". Ele disse que causaria "grande dor" aos sobreviventes do Holocausto e seus parentes. Ele assumiu que as autoridades polonesas pegariam os perpetradores e que garantiriam que "nada parecido aconteceria novamente".

A pol�cia polonesa est� vigiando as ruas perto de Auschwitz e verificando todos os carros grandes e vans. As fitas das c�meras de seguran�a no memorial est�o sendo avaliadas. As autoridades tamb�m est�o oferecendo 5.000 zloty (cerca de US$ 1.700, ou R$ 3.000) por qualquer informa��o que leve � pris�o dos bandidos.

A placa "Arbeit Macht Frei" foi erguida por prisioneiros poloneses cerca de seis meses ap�s o campo ser estabelecido pelas for�as ocupantes alem�s em junho de 1940. A letra "B" foi colocada de cabe�a para baixo em um ato oculto de desafio pela equipe de prisioneiros, liderada por Jan Liwacz.

Hoje, a placa � considerada um s�mbolo do sofrimento de milh�es de pessoas que morreram nos campos de concentra��o nazistas sob o Terceiro Reich. Em Auschwitz e no campo anexo, Birkenau, os Nacionais Socialistas mataram mais de 1,1 milh�o de pessoas, em sua ampla maioria judeus.


O roubo da placa que dizia "Arbeit Macht Frei" na entrada do campo de concentra��o de Auschwitz, na sexta-feira (18/12), provocou revolta internacional, particularmente em Israel. N�o est� claro ainda se o crime foi motivado por anti-semitismo e, at� agora, n�o h� tra�o dos culpados
Roubo de placa em Auschwitz provoca revolta entre judeus

Fonte: 24horasnews
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir