Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 21-12-2009

Travessia da Ilha dos Franceses a Praia de Itaóca
O triatleta Deomar Pereira de 60 anos é um homem de desafios e preparou para o final do ano um que acalentava há muito tempo: nadar da Ilha dos Franceses à praia de Itaóca em Itapemirim.
Travessia da Ilha dos Franceses a Praia de Itaóca
Foto: José Rubens Brumana

A aventura aconteceu neste último sábado quando uma equipe de apoio com o nadador saiu da praia de Itaipava e seguiram até o paraíso marinho dos Franceses. Já passava das 10:30H da manhã, a água estava azul e o mar calmo. Fazia um forte mormaço. A viagem durou pouco mais de 20 minutos. O visual é de tirar o fôlego. Deomar estava tranqüilo, como é peculiar ao seu temperamento.

No barco estavam presentes netos, sobrinhos e o filho Miguel. No apoio o agente penitenciário José Augusto, o intrépido guarda-vidas Andrei e o diretor do site Maratimba.com Adriano Costa Pereira. Todos iriam "dar uma força ao "Velinho". Homem de sorriso largo acostumado a nadar, correr e pedalar, pouco falava. Campeão Brasileiro de Triatlon em sua faixa etária sabe que a ansiedade é uma péssima companhia. Depois de alguns minutos de alongamento na encosta da ilha, Deomar acompanhado de Andrei, José Augusto e Adriano, caíram no mar para a inédita travessia.

O que não se esperava é que as águas calmas escondiam um grande inimigo: a fortíssima correnteza que vinha da terra para o mar. Logo após alguns minutos o guarda-vidas Andrei desistiu. "Cara a correnteza está me puxando para a ilha. É muita correnteza", ressaltou.

O experiente triatleta não se abalava, seguia no seu nado com braçadas firmes e constantes. Logo depois foi a vez do atirador de elite José Augusto deixar o mar. "Caramba a correnteza não deixa a gente se movimentar", exclamou.

No mar só Adriano e Deomar continuavam a jornada. Mas logo depois o webmaster se rendeu ao cansaço. "Vou treinar esse ano e no próximo eu consigo", comentou. Com todos no barco o único que permanecia era o triatleta em sua saga de conquista. Os três jovens atletas tentavam algumas braçadas e logo desistiam. No barco era mais tranqüilo.

O incentivo vinha dos netos José Vitor e Pedro Henrique: Vai vovô. Vai meu herói, brincavam. Seu filho Miguel filmava as suas braçadas. Depois de 62 minutos o incansável Deomar chegou à praia de Itaóca, para o delírio da família. Ah! Andrei e José Augusto, pularam na água faltando alguns metros para a chegada para sair bonito na foto.

Deomar propõe a secretária de Esporte de Itapemirim Ana Márcia uma competição ainda esse verão desse percurso que pode fazer parte do calendário esportivo capixaba. Busca ainda dois desafios para essa temporada de férias. O primeiro é vencer as correntezas do rio Itapemirim saindo da Barra e chegando na Ponte que atravessa o manancial em Vila do Itapemirim. O outro é nadar da Ilha do Farol até a praia da Barra do Itapemirim. Quem se habilita a seguir o "Velinho"?










    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir