Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-12-2009

Microsoft é proibida de vender versões Word no mercado americano
Um tribunal de apelação dos Estados Unidos condenou a Microsoft por quebrar a patente da companhia canadense i4i, dona dos direitos de um pedaço do código usado no programa Word. Por conta disso, o júri decidiu multar a empresa em US$ 290 milhões e barrar
Microsoft é proibida de vender versões Word no mercado americano
Foto: http://franci23.files.wordpress.com/2009/02/fachada-mi


Em 12 de agosto, o júri já havia decidido em favor da i4i, afirmando que a Microsoft usou conteúdo protegido nas versões de 2003 e 2007 do Word. A companhia dirigida por Steve Ballmer apelou, mas ontem o tribunal reafirmou sua decisão. "Acho que foi um passo importante para a proteção dos direitos de propriedade de pequenos desenvolvedores", afirmou em comunicado oficial e fundador da i41, Michel Vulpe.

A Microsoft, por sua vez, disse que vai retirar o recurso do Word, alvo do processo de violação de patente, em uma tentativa de contornar a decisão da Justiça e continuar vendendo um de seus softwares mais utilizados. A decisão também pode exigir que a fabricante de softwares faça mudanças significativas na nova versão do Word, prevista para ser lançada em 2010. A Microsoft diz que vai tomar medidas para retirar a ferramenta das cópias Word e do Office 2007.

A patente em disputa está relacionada ao uso de códigos XML (Extensible Markup Language), usado na edição de textos da versão 2007 do Word. A Microsoft diz que é um recurso "pouco usado".

O processo não permite novos apelos da Microsoft. "Enquanto trabalhamos para resolver a proibição das vendas, estudamos quais são nossas alternativas legais", disse Kevin Kutz, porta-voz da empresa. Ele afirma que a empresa pode incluir pedido de audiência com todos os juízes da corte ou pedir uma revisão na Corte Suprema.

A sentença de ontem confirmou um julgamento realizado em agosto, vencido pela companhia canadense de tecnologia i4i Inc., que convenceu um júri do Texas de que as recentes versões do Microsoft Word violam uma patente da companhia que trata da manipulação da estrutura de documentos. As cópias do Word que já foram vendidas não foram afetadas pela decisão, o que significa que os atuais usuários poderão operar o software e receber suporte técnico da Microsoft. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.



Um tribunal de apelação dos Estados Unidos condenou a Microsoft por quebrar a patente da companhia canadense i4i, dona dos direitos de um pedaço do código usado no programa Word. Por conta disso, o júri decidiu multar a empresa em US$ 290 milhões e barrar as vendas do pacote Office a partir de 11 de janeiro de 2010.
Microsoft é proibida de vender versões Word no mercado americano



 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir