Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-12-2009

Cantagalo e Pavão-Pavãozinho ganham Unidade de Polícia Pacificadora
Governador Sérgio Cabral participa da inauguração. Bope fez operações nas favelas antes da ocupação da UPP.
Cantagalo e Pavão-Pavãozinho ganham Unidade de Polícia Pacificadora
Foto: http://www.achetudoeregiao.com.br/rj/cantagalo/cantaga


O governo do Rio de Janeiro inaugura, nesta quarta-feira (23), a quinta Unidade de Polícia Pacificadora do Rio, que será instalada no antigo GPAE (Grupo de Policiamento de Áreas Especiais da PM) dos morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na divisa de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do Rio
O evento conta com a presença do governador Sérgio Cabral e do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. O capitão Nogueira, de 32 anos, vai comandar a UPP. Há nove anos na Polícia Militar, ele é formado em direito, tem licenciatura em geografia e é percussionista formado pela escola de música Villa-Lobos.

A partir desta quarta (23), os policiais do Bope que estavam no local vão ocupar a Ladeira dos Tabajaras e o Morro dos Cabritos, também em Copacabana, que vão ganhar uma Unidade de Polícia Pacificadora.

Quatro comunidades já são atendidas por essa nova experiência de polícia: Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul, Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, Batan, no Realengo, no subúrbio e Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, também na Zona Sul. As unidades de policiamento comunitário têm como características o fim do controle armado das favelas e a proximidade maior com a comunidade.
Operações do Bope

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) ocupa o Pavão-Pavãozinho e o Cantagalo desde o dia 30 de novembro. O Bope vem fazendo operações nestas favelas em busca de armas e esconderijos de traficantes.

O processo de pacificação não foi fácil. Houve tiroteios, um ônibus foi queimado, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, perto da Rua Sá Ferreira, onde há uma entrada para a comunidade do Pavão-Pavãozinho. Serviços e obras do PAC chegaram a ser interrompidos e policiais encontraram armas na bolsa de uma adolescente de 15 anos.

Governador Sérgio Cabral participa da inauguração.
Bope fez operações nas favelas antes da ocupação da UPP.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir