Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-12-2009

Égua abandonada e ferida causa comoção em moradores
O dono, sem a menor consideração pelo animal, deixo-a a própria sorte.
Égua abandonada e ferida causa comoção em moradores
Foto: Gleice Campos

Na manhã desta segunda-feira (21) deparei-me com uma égua vagando em frente a minha rua e quando fui ver de perto ela estava arrastando a pata direita. Pelo visto ela se machucou com as cordas que a prendiam no pasto.

O dono, sem a menor consideração pelo animal, deixo-a a própria sorte, causando a maior indignação dos moradores do Bairro Santa Tereza, no Alto de Marataízes. Vendo aquela cena triste e deprimente daquela animal liguei para a Secretaria Municipal de Saúde para tomar providências, e a Vigilância Ambiental ficou de aparecer no local.

Conto com ajuda de moradores para cuidar da égua e dos membros da APAMAR, que estão em busca de um local para abrigar a égua até conseguirmos uma cirurgia para o seu problema.
Em contato com a veterinária da prefeitura de Marataízes, para buscar uma solução, pois um caso como esse compete ao poder público, fui orientada a chamar a polícia para ir atrás do dono, pois ele tem que responder pelo abandono, e num caso de sacrifício, a secretaria municipal de saúde não tem a medicação, isso é um ABSURDO. Sinceramente, num caso como esse, se prefeitura não pode fazer nada, a quem iremos recorrer senão à boa vontade de pessoas que ainda se sensibilizam com o sofrimento de um animal?

Uma prefeitura tem por obrigação dar uma solução, compete à ela esse papel. O caso é de saúde pública. Eu não entendo nada de cavalos e conto com a ajuda de outros vizinhos para tomar conta da coitada. Para piorar, alguns crápulas insistem em solta-la, acredito que na esperança dela desaparecer do Bairro, ou até mesmo para roubar a sua corda. Que mundo é esse que estamos vivendo? Um metro de uma corda "boa" para cavalos é 11,00 reias.

Você sabia que no Brasil, os animais são protegidos pela Lei 9.605/98, de crimes ambientais, e pelo artigo 25 da Constituição Federal, que diz que compete à coletividade e ao poder público manter o meio ambiente equilibrado e cuidar dos animais. A pena para quem maltrata animais é de três meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço se o bicho morrer.

Precisamos URGENTE ajudar nessa conscientização, estão maltratando os animais debaixo dos nossos olhos e ninguém faz valer essa lei.

O verão está chegando e esse número tende a aumentar. Uma cidade turística que não cuida dos seus animais, que não tem um plano de controle, está pedindo para não ser visitada por ninguém. Um turista que chega na cidade e atropela um animal já começa suas férias com uma história triste. Abrir sua janela e ao invés de admirar a bela paisagem da nossa terra, acaba deparando-se com meia dúzia de cachorros revirando o seu lixo. Passar pela praia e junto à bela imagem calma e refrescante do mar tem um animal vagando desnutrido, faminto e doente... isso tudo acaba com a alegria de qualquer ser humano sensível.

É essa a imagem que o Poder Público de Marataízes quer passar para os nossos turistas? A de uma cidade que não cuida dos seus animais? Que não se importa com o sofrimento deles e nem toma providências.

Estamos fartos de assistir cenas como a dessa égua que está abandonada no Bairro Santa Tereza. Queremos uma atitude, URGENTE, do nosso poder público, faça valer a lei de crimes ambientais, vamos começar a punir esses proprietários sem compromisso. O dia que doer no bolso deles ou umas férias na cadeia fará com que pensem melhor, antes de abandonar um animal à própria sorte.

Quem tiver uma ideia que nos ajude a dar uma condição digna de sobrevivência à esta égua, entre em contato comigo, por favor pelo celular: 28 9981-8875 (Gleice Campos/Jornal O Litoral).


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Gleice Campos    |      Imprimir