Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2009

Guarda reforça segurança para as compras de fim de ano
Para reforçar a segurança nesta época de compras de fim de ano a Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim preparou uma operação especial.
Guarda reforça segurança para as compras de fim de ano
Foto: Douglas Nunes

Para reforçar a segurança nesta época de compras de fim de ano, em que há um maior número de pessoas transitando pelas ruas da região central da cidade, a Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim preparou uma operação especial. É o Preventivo Básico, com os guardas fazendo a ronda a pé e mais próximos da população.

O Preventivo Básico já acontece desde o dia 17 de dezembro e deve permanecer até o dia 31. Os guardas realizam o patrulhamento a pé no horário de 13h às 19h, mas os outros locais da cidade não são prejudicados, pois o patrulhamento de carro continua sendo realizado. Após esse horário, todo o efetivo escalado volta para as viaturas para realizar o patrulhamento normal.

"O Preventivo Básico foi desenvolvido para garantir a segurança da população que está nas ruas fazendo as compras para as festas de fim de ano. O patrulhamento nas viaturas da Guarda Municipal já inibe os bandidos, mas os guardas transitando a pé, entre a população, são um serviço diferenciado e adequado para essa época de mais pessoas à pé no Centro", afirma o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo César Lugato.

No bairro Guandu, o patrulhamento é feito do Mercado da Pedra "Quincas" Leão até a antiga estação ferroviária, mas também entre o teatro Rubem Braga até a praça de Fátima; no Centro, é da praça Jerônimo Monteiro até o Shopping Cachoeiro, mas também da praça Pedro Cuevas Junior até a antiga estação ferroviária.

Preventivo Básico realiza prisão no Centro
Guardas municipais que transitam a pé pela região central da cidade no programa Preventivo Básico prenderam um homem com mandado de prisão em aberto na tarde desta segunda-feira (21). O suspeito tinha a prisão decretada por porte ilegal de arma de fogo e estava foragido.

"Os guardas reconheceram o rapaz logo que o viram. Ele passava de bicicleta e recebeu a voz de prisão imediatamente, sendo encaminhado para a polícia. Talvez ele nem estivesse no local para cometer crimes, mas o programa se chama Preventivo Básico justamente por agir antes que o crime aconteça", explica o secretario Paulo César Lugato.


    Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir