Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 26-12-2009

Ataque contra brasileiros no Suriname deixa ao menos 14 feridos
PARAMARIBO - A comunidade brasileira na cidade de Albina, no norte do Suriname, foi atacada na v�spera de Natal em repres�lia � morte de um morador local supostamente assassinado por um trabalhador brasileiro, informou neste s�bado o Minist�rio das Rela��
Ataque contra brasileiros no Suriname deixa ao menos 14 feridos
Foto: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=200912261149


O ataque teria sido uma vingan�a pela morte de um morador supostamente assassinado por um brasileiro. "Cerca de 200 a 300 surinameses atacaram com fac�es um acampamento ligado ao garimpo onde fam�lias brasileiras estavam", disse Jos� Luiz Machado e Costa � r�dio CBN. Ainda segundo o embaixador, uma mulher gr�vida teria perdido o beb� no tumulto. A cidade de Albina, na fronteira com a Guiana Francesa, abriga minas de ouro, que emprega brasileiros ilegais.

A pol�cia e tropas do Ex�rcito s� conseguiram controlar o tumulto em Albina na sexta-feira. controlaram na sexta-feira um tumulto em Albina, cidade do Suriname na fronteira com a Guiana Francesa, que deixou 13 pessoas feridas, informou um ministro do governo.

O embaixador brasileiro afirmou que ao menos 81 moradores buscaram ref�gio em um quartel do Ex�rcito e foram levados de �nibus at� a capital do pa�s.

Al�m do ataque aos brasileiros, o ministro da Justi�a de Suriname afirmou que entre 100 e 500 pessoas saquearam um shopping center e outras lojas. Eles tamb�m tomaram o cofre de um vendedor de ouro.

Albina, uma cidade com cerca de 5 mil moradores, � o principal ponto de cruzamento para a Guiana Francesa. A regi�o abriga minas de ouro e atrai muitos trabalhadores ilegais do Brasil.

Existem tens�es em Albina entre exploradores de ouro brasileiros e surinameses, incluindo amer�ndios, que enfrentam uma alta taxa de desemprego.



PARAMARIBO - A comunidade brasileira na cidade de Albina, no norte do Suriname, foi atacada na v�spera de Natal em repres�lia � morte de um morador local supostamente assassinado por um trabalhador brasileiro, informou neste s�bado o Minist�rio das Rela��es Exteriores. O embaixador brasileiro no Suriname, Jos� Luiz Machado e Costa, disse, em entrevista � r�dio CBN, que 14 brasileiros ficaram feridos no ataque.


Ataque contra brasileiros no Suriname deixa ao menos 14 feridos


 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir