Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-12-2009

Lojistas podem entrar na Justiça contra a Redecard
Queda do sistema gerou perdas de 30% nas vendas dos shoppings, estima CNDL
Lojistas podem entrar na Justiça contra a Redecard
Foto: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/defaul


A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) irá solicitar à Redecard, na segunda-feira, esclarecimentos sobre a pane no sistema de pagamento com os cartões das bandeiras da rede, que atingiu todo o país na véspera do Natal.

A entidade estima perdas de até 30% no volume de vendas, principalmente em shoppings, por causa das cinco horas em que o sistema ficou fora do ar.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr., afirma ter recebido inúmeros e-mails dos lojistas pedindo posicionamento sobre o ocorrido.

A Redecard é responsável pelas operações dos cartões de crédito MasterCard e Diners Club Internacional e dos cartões de débito MasterCard Maestro e RedeShop.

Pellizzaro informou que o departamento jurídico da entidade está trabalhando desde ontem para verificar a responsabilidade da Redecard sobre o problema, e estuda uma ação contra a empresa.

Segundo o presidente, existem três caminhos possíveis na Justiça: uma ação coletiva por parte da CNDL, que representa 800 mil associados no país; ações na esfera estadual, promovidas pelas federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas; ou ainda individuais, por empresa.

— O comércio tem de ser ressarcido. Esta venda não vai se concretizar mais, porque é sazonal e específica. Perdeu o consumidor, que não conseguiu fazer a compra; o comerciante, que deixou de vender; e o governo, que não recebeu milhões em impostos — defende.

Em Florianópolis, Pellizzaro disse que a situação foi ainda mais grave: atingiu não só os clientes habituais, como também os turistas que lotam a cidade nesta época do ano.

Nas contas da CNDL, o comércio em geral perdeu 10% das vendas, mas nos shoppings, onde os clientes costumam andar com pouco dinheiro no bolso, este índice chegou a 30%.

Pellizzaro acredita que 100% dos shoppings do país foram afetados pelo problema, que começou por volta do meio-dia e durou até o final da tarde. Em nota divulgada ontem, a Redecard afirmou que "identificou um problema em seu processamento, que, apesar do acionamento de seus sistemas de contingência, causou instabilidade em sua rede".

O texto acrescenta que "medidas corretivas foram tomadas e a situação foi sanada em todos os estabelecimentos credenciados", sem esclarecer o que exatamente teria causado a pane.

Duas empresas dominam mercado

Os cartões com a bandeira Visa também foram afetados, mas em um espaço de tempo mais breve do que os da Redecard. O presidente da CNDL destaca que o problema é muito maior que uma pane no sistema.

— As vendas por cartão de crédito crescem de forma exponencial e não há regulamentação para isso no Brasil. O que nos preocupa é que estamos expostos à fragilidade desse sistema — criticou Pellizzaro.

— Esse lamentável evento comprova as nossas apreensões quando condenamos os abusos desse duopólio, um mercado dominado por duas grandes empresas, que, além de cobrar altas taxas aos lojistas, não correspondem às nossas expectativas no momento que mais precisamos






Queda do sistema gerou perdas de 30% nas vendas dos shoppings, estima CNDL
Lojistas podem entrar na Justiça contra a Redecard

Fonte: clicrbs
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir