Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 30-12-2009

«Pico da Gripe A já passou», diz Ministra da Saúde
Ana Jorge concorda com Organização Mundial de Saúde, mas avisa para a necessidade de continuar a observar o vírus.
«Pico da Gripe A já passou», diz Ministra da Saúde
Foto: tvi24

A garantia é dada por Ana Jorge, que concorda com a posição da secretária-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan. Na perspectiva da Ministra da Saúde, o pico da Gripe A já terá passado.

«Temos, de facto, uma baixa actividade gripal», começou por explicar à «TSF», acrescentando, porém, que os cuidados e a atenção devem manter-se: «Existem algumas situações ainda graves internadas. Temos que manter, de acordo com aquilo que disse a OMS, que é preciso manter ainda alguns cuidados. É necessário que não se minimize tudo aquilo que foram as orientações que têm vindo a ser dadas e obviamente que vamos continuar a fazer a vacinação dentro daquilo que estava mais ou menos previsto».

Margaret Chan também adoptou este discurso, salientando que é importante manter o nível de observação do vírus H1N1: «É prematuro e demasiado cedo para dizermos que a pandemia mundial da gripe terminou». Ainda assim, é uma evidência que os países do hemisfério norte já passaram o pico da gripe, nomeadamente os Estados Unidos, Canadá e partes da Europa, embora ainda subsista actividade intensa noutros locais como o Egipto e Índia.

A secretária-geral da OMS considera que os países deverão continuar a acompanhar a evolução da pandemia durante os próximos doze meses.

Relacionados
Gripe A: nivel de alerta pandémico por mais «seis a 12 meses»
Gripe A: dois meses depois, o balanço da vacinação
Gripe A: 57 mortos em Portugal
Gripe A: sensores já funcionam na Madeira

Fonte: tvi
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir