Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-01-2010

Governo escreve à oposição a pedir cooperação no Orçamento
Executivo quer diálogo prévio para garantir viabilização do Orçamento do Estado para 2010
Governo escreve à oposição a pedir cooperação no Orçamento
Foto: http://www.tvi24.iol.pt/economia/portugal-europa-gover



O Governo enviou uma carta aos partidos da oposição com assento parlamentar, convidando-os a uma conversação prévia à apresentação da sua proposta de Orçamento do Estado para 2010. O executivo quer dialogar com os partidos, para tentar viabilizar o Orçamento para o ano que vem.

Em comunicado, a Presidência do conselho de Ministros revela que o ministro dos Assuntos Parlamentares dirigiu esta terça-feira uma carta aos presidentes dos Grupos Parlamentares «de significativa representação parlamentar (PSD, CDS/PP, BE e PCP) no sentido de saber da respectiva disponibilidade para encetar com o Governo um diálogo prévio à apresentação da Proposta de Orçamento de Estado para 2010, tendo em vista, na perspectiva do interesse nacional, a sua viabilização na Assembleia da República».

O Governo alega ainda que, «desde a primeira hora, tem tomado diversas iniciativas no sentido de promover, no actual quadro parlamentar, as condições de governabilidade e de estabilidade que são desejáveis para a superação dos problemas que o País enfrenta. Tais iniciativas incluíram mesmo, como é público, o convite formal aos diversos partidos da oposição com relevância parlamentar para um diálogo sobre os termos de um seu eventual contributo duradouro para a governabilidade ao longo da presente legislatura, num quadro de responsabilidade partilhada».

«Sem prejuízo de assumir plenamente as responsabilidades que lhe incumbem na definição da política geral do País, em cumprimento do seu Programa democraticamente legitimado nas eleições, o Governo reitera, uma vez mais, a sua disponibilidade para o diálogo com os partidos da oposição, em especial na procura de entendimentos positivos sobre as matérias mais relevantes da governabilidade. Entre elas avulta, naturalmente, o Orçamento de Estado», conclui.


Executivo quer diálogo prévio para garantir viabilização do Orçamento do Estado para 2010
Governo escreve à oposição a pedir cooperação no Orçamento

Fonte: tvi24
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir