Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-01-2010

Google pode sair da China devido à censura
A ameaça do Google, maior site de buscas do mundo, de deixar a China devido à censura e pirataria de seus serviços intensifica nesta quarta-feira a tensão entre o gigante asiático e os Estados Unidos, que pedem explicação a Pequim. O governo chinês, por s
Google pode sair da China devido à censura
Foto: http://flammarion.files.wordpress.com/2009/06/google_e




De acordo com a agência de notícias Xinhua, que cita um funcionário do governo chinês, as autoridades ainda estão estudando o comunicado do Google.

Aparentemente, estas diferenças intensificam a tensão entre EUA e China, que já discordam em vários assuntos importantes, como mudança climática, comércio, direitos humanos e ambições militares.

- Esta é uma briga de titãs. Trata-se de um grande país e de uma grande empresa - disse o ex-chefe da área de crimes digitais do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Mark Rasch.

A China é hoje o maior credor dos Estados Unidos: tem US$ 800 bilhões em títulos do Tesouro americano. As tensões em torno da internet fazem ainda mais delicadas as relações entre os dois países, em especial em um ano em que o Congresso americano enfrenta eleições.

O Ministério das Relações Exteriores chinês negou várias vezes que o governo patrocine os ataques de hackers ao Google. Presionando a China para que dê uma explicação, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que "a capacidade de operar com confiança no ciberespaço é crítica em uma sociedade e economia modernas".

- Fomos informados pelo Google destas acusações, que geram preocupações e questionamentos muito sérios - disse Clinton, em um comunicado, a partir de Honolulu.

- Nos voltamos para o governo chinês em busca de um explicação - acrescentou.

Analistas econômicos garantem que o tema vai além do Google e de seus problemas.

- Se isto se tornar fortemente politizado, e há sinais de que assim vai acontecer, e o governo disser isto é bom, serve aos seus interesses e não abaixaremos a cabeça para os Estados Unidos - então não haverá uma saída - avalia Xie Wen, ex-executivo na China para o Yahoo e outras grandes empresas de internet.

- O impacto na imagem da China gradualmente também afeta o entusiasmo dos investidores. Não são apenas as perdas econômicas, em torno de US$ 1 bilhão, é a deterioração do clima - acrescenta Xie, que atualmente é um influente consultor da indústria.

Uma série de comunicados por parte dos Estados Unidos destaca quão forte é i vínculo econômico e político da China.

- Estes ataques e a vigilância que revelaram, combinados com tentativas durante um ano para limitar a livre expressão na web, levou-nos a concluir que deveríamos rever a viabilidade das nossas operações na China - disse o Google, no comunicado.

Depois do pronunciamento do Google, as buscas realizadas nesta quarta-feira no google.cn voltaram a mostrar imagens e sites anteriormente bloqueados, incluindo fotos sangrentas da repressão de 1989, nos protestos pró-democracia em Pequim.



A ameaça do Google, maior site de buscas do mundo, de deixar a China devido à censura e pirataria de seus serviços intensifica nesta quarta-feira a tensão entre o gigante asiático e os Estados Unidos, que pedem explicação a Pequim. O governo chinês, por sua vez, ainda não deu declarações significativas sobre o assunto, desde que o Google afirmou que pode fechar o domínio google.cn, em chinês, devido aos ataques cibernéticos aos dissidentes que utilizavam seu serviço Gmail e a companhias.

Google pode sair da China devido à censura

Fonte: O Globo
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir