Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2010

Produção de inhame serve de exemplo em Itapemirim
O produtor rural Hélido Cardozo da Rocha, da comunidade de Brejo Grande, interior do município, inovou ao preparar uma plantação de quatro hectares de inhame.
Produção de inhame serve de exemplo em Itapemirim
Foto: Aline Souza

Em Itapemirim onde o forte da agricultura é a cana-de-açúcar, abacaxi e a mandioca, o produtor rural Hélido Cardozo da Rocha, da comunidade de Brejo Grande, interior do município, inovou ao preparar uma plantação de quatro hectares de inhame e agora, seis meses após o plantio, colheu 6.000 quilos do produto.

"Começamos com o inhame por ser um cultivo mais rápido e com mercado certo, tanto que antes de começar a colher já havíamos vendido tudo. No mês de março vamos iniciar uma nova experiência, o plantio de tomate," ressaltou o agricultor.

Ele afirmou ainda que já fez o teste com alguns pés de tomate e que teve bons resultados. "aqui por ser uma terra quente é menor a utilização de remédios quando comparado a região serrana. Vou plantar 70 mil pés de tomate na metade do terreno e inhame na outra metade," relatou o agricultor planejando a próxima colheita após seis meses do plantio.

Toda a plantação do Inhame teve um sistema de irrigação, o Município preparou o tanque que vai continuar servindo para os próximos cultivos. Além disso, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEMDERMA fazem visita técnica auxiliando todos os produtores, tirando dúvidas e orientando desde o plantio até a colheita.

"Itapemirim em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB está executando o programa de compra direta do agricultor familiar, para utilização na merenda escolar. Desta forma, estamos orientando os produtores da região, assim como o Sr. Hélido Cardozo, com objetivo de aumentar a renda e concentrar a produção no Município", afirmou o Técnico Agrícola, Flávio Sérgio Souza Machado.

Visando apoiar o produtor local, o Poder Executivo auxilia com maquinários, instruções técnicas e caminhões para transporte. Através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, os agricultores podem fretar caminhões para entregar seus produtos por uma tarifa de R$ 22,00 além de tratores e outros maquinários. Mais informações pelo número de telefone (28) 3529-6402.
SAIBA MAIS:

O que é o PRONAF?
O Pronaf é um Programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda. O Programa é executado de forma descentralizada e tem como protagonistas os agricultores familiares e suas organizações.
Fonte: http://www.mda.gov.br/saf/index.php?sccid=1243


    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir