Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2010

Google decide adiar Android na China
Empresa amea�a deixar pa�s por causa da censura ao seu site de busca.
Google decide adiar Android na China
Foto: atlasshrugs2000.typepad.com/atlas_shrugs/2006..

O Google adiou o lan�amento na China de dois modelos de telefones celulares que usariam seu software Android, em raz�o da incerteza que cerca o futuro de seus neg�cios no pa�s. A cerim�nia de apresenta��o dos produtos estava prevista para hoje, mas foi cancelada ontem.

Na semana passada, a empresa americana afirmou que poder� deixar a China caso n�o chegue a um acordo com as autoridades de Pequim para o fim da censura �s buscas realizadas em seu portal chin�s, o google.cn - algo improv�vel.

Maior site de buscas online do planeta, o Google disse ter sido alvo no m�s passado de ataques de hackers que operam a partir da China. De acordo com a companhia, a ofensiva levou ao roubo de propriedade intelectual e tamb�m teve por alvo contas de e-mails mantidas por ativistas de direitos humanos.

Ontem, o governo chin�s voltou a afirmar que as empresas estrangeiras devem obedecer � legisla��o do pa�s - o que inclui a ades�o ao estrito sistema de censura da informa��o que circula na internet. "Empresas estrangeiras que atuam na China devem aderir �s leis e regula��es chinesas, respeitar os interesses do p�blico em geral e suas tradi��es culturais e assumir suas responsabilidades. O Google n�o � uma exce��o", afirmou Ma Zhaoxu, um dos porta-vozes do Minist�rio das Rela��es Exteriores.

Os telefones que seriam lan�ados hoje foram desenvolvidos pela Samsung e Motorola em colabora��o com o Google. Os celulares seriam vendidos pela China Unicom, uma das estatais que atuam nesse mercado, que � o maior do mundo, com cerca de 700 milh�es de usu�rios.

Em tese, a amea�a do Google de sair do pa�s se restinge ao site de buscas voltado para o p�blico local, o google.cn. Mas � pouco prov�vel que a empresa consiga manter neg�cios em outras �reas depois de um caso t�o p�blico de diverg�ncias com o governo local, que controla todas as empresas de telefonia e tem enorme poder sobre os provedores da internet.

Se decidir ficar, � pouco prov�vel que o Google conte com a boa vontade das autoridades para se expandir em um pa�s no qual o aval do Estado � essencial para o sucesso de virtualmente todos os neg�cios.

Google decide adiar Android na China
Empresa amea�a deixar pa�s por causa da censura ao seu site de busca.

Fonte: estadao
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir