Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2010

Equipes de resgate recuam no Haiti; ajuda ainda é insuficiente
Ajuda humanitária, embora em maior quantidade, ainda não é suficiente para as dezenas de milhares de pessoas que ficaram feridas ou desabrigadas.
Equipes de resgate recuam no Haiti; ajuda ainda é insuficiente
Foto:Reuters

PORTO PRÍNCIPE - A busca por sobreviventes do terremoto que devastou o Haiti perdia força nesta quinta-feira, enquanto equipes de resgate começavam a recuar e a ajuda humanitária, embora em maior quantidade, ainda não era suficiente para as dezenas de milhares de pessoas que ficaram feridas ou desabrigadas.

Um país desesperadamente pobre já antes do terremoto de magnitude 7 que deixou em ruínas a capital Porto Príncipe em 12 de janeiro e matou entre 100 mil e 200 mil pessoas, o Haiti agora pede ao mundo assistência básica.

- Estamos satisfeitos com o trabalho que estamos fazendo? Definitivamente não - disse Jon Andrus, diretor da Organização Pan-Americana de Saúde. - Mas estamos fazendo progressos. Pense onde começamos... Não havia estradas, somente escombros e cadáveres. Não havia comunicação, somente morte e desespero.

O tremor que atingiu o Haiti na quarta-feira fez com que haitianos alarmados saíssem correndo de prédios e se afastassem de muros. O abalo, no entanto, não causou nova destruição ou reduziu a ajuda internacional, impulsionada pela chegada de mais tropas dos Estados Unidos. ( Comida chega a áreas vizinhas a Porto Príncipe )

A violência e os saques diminuíram com tropas dos EUA dando segurança para a distribuição de água e comida. Vários haitianos que perderam suas casas seguiam o conselho do governo e buscavam abrigo fora de Porto Príncipe. ( Sem suprimento, até serrote é utilizado )

Obama defende atuação americana em solo hatiano

Preocupado com a percepção de que os Estados Unidos estão assumindo um papel de liderança à força , o presidente Barack Obama disse na quarta-feira que a Casa Branca está sendo "muito cautelosa" para trabalhar com o governo haitiano e com a Organização das Nações Unidas (ONU).

- Quero garantir que, quando a América projetar seu poder ao redor do mundo, isso não seja visto somente quando está travando uma guerra - disse Obama à ABC News.

- Também tem que ser capaz de ajudar pessoas que precisam desesperadamente. E, em última instância, isso é bom para nós. Será bom para a nossa segurança nacional no longo prazo.

A ONU elogiou a República Dominicana por estabelecer um corredor humanitário de Santo Domingo a Porto Príncipe e pelo envio de 150 tropas da ONU para se juntarem a um contingente peruano de capacetes-azuis para proteger a área.

Equipes de resgate recuam no Haiti; ajuda ainda é insuficiente
Ajuda humanitária, embora em maior quantidade, ainda não é suficiente para as dezenas de milhares de pessoas que ficaram feridas ou desabrigadas.

Fonte: oglobo
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir