Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2010

ONU admite erro sobre derretimento no Himalaia
Uma advert�ncia da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) de que as geleiras do Himalaia estavam derretendo mais rapidamente est� mal fundamentada cientificamente.
ONU admite erro sobre derretimento no Himalaia
Foto:paraserzen.blogspirit.com/�guas_water

�O PAULO - Uma advert�ncia da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) de que as geleiras do Himalaia estavam derretendo mais rapidamente do que em qualquer outro lugar do mundo e que poderiam desaparecer at� 2035 est� mal fundamentada cientificamente, admitiu ontem o Painel Intergovernamental de Mudan�as Clim�ticas (IPCC, na sigla em ingl�s).



A informa��o no relat�rio "refere-se a estimativas com poucas comprova��es sobre a taxa de derretimento e a data do desaparecimento dos glaciares himalaios", disse o IPCC. "Ao escrevermos o par�grafo em quest�o, os padr�es claros e bem estabelecidos de evid�ncias, exigidos pelos procedimentos do IPCC, n�o foram aplicados corretamente."



As afirma��es sobre as geleiras himalaias, parte do volumoso relat�rio do grupo que venceu o Pr�mio Nobel em 2007 junto com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, eram pouco conhecidas at� o jornal "The Sunday Times" dizer que a proje��o parecia ser baseada em uma mat�ria jornal�stica.



Os l�deres do IPCC investigam como a previs�o foi parar no relat�rio, disse Chris Field, diretor do departamento de ecologia do Instituto Carnegie para Ci�ncia. O painel da ONU n�o deu novas estimativas sobre quando os glaciares do Himalaia podem desaparecer, mas disse que "grandes perdas de glaciares e redu��es na cobertura de neve nas �ltimas d�cadas devem se acelerar no decorrer do s�culo 21".



C�ticos do clima



A falha assumida pelo painel poder� ser usada pelos chamados "c�ticos do clima" para colocar em xeque a gravidade do aquecimento global. No ano passado, eles aproveitaram a invas�o dos servidores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, e a exposi��o das mensagens para dizer que dados haviam sido forjados. N�o h�, por�m, provas concretas.



O ministro do Meio Ambiente da �ndia, Jairam Ramesh, criticou o painel. "A sa�de dos glaciares � causa de grande preocupa��o, mas a posi��o alarmista do IPCC de que eles poderiam derreter completamente at� 2035 n�o foi baseada nem um pouco em evid�ncia cient�fica", disse ao "The Times of India". O painel do clima da ONU afirma que "o presidente, o vice-presidente e os copresidentes do IPCC lamentam a m� aplica��o dos procedimentos bem estabelecidos do IPCC neste caso".



Na opini�o do secret�rio executivo da Conven��o do Clima da ONU, Yvo de Boer, a credibilidade do IPCC depende do rigor com que os procedimentos s�o cumpridos. "Os procedimentos foram violados neste caso. N�o se deve permitir que isso aconte�a de novo." Ele refor�a, no entanto, que "ningu�m nega que as geleiras do Himalaia estejam desaparecendo rapidamente como resultado das altera��es clim�ticas". "O que est� acontecendo � compar�vel ao Titanic afundar-se mais lentamente que o esperado", disse. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

ONU admite erro sobre derretimento no Himalaia
Uma advert�ncia da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) de que as geleiras do Himalaia estavam derretendo mais rapidamente est� mal fundamentada cientificamente.


Fonte: estadao
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir