Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-01-2010

Boeing 737-800 caiu logo após decolar de Beirute
Governo do Líbano confirma queda de avião no Mar Mediterrâneo. Boeing 737-800 caiu logo após decolar de Beirute, capital do Líbano. Segundo o governo libanês, 90 pessoas estavam a bordo
Boeing 737-800 caiu logo após decolar de Beirute
Foto: Mahmoud Zayyat/AFP

O Ministério dos Transportes do Líbano confirmou nesta segunda-feira (25) que um avião da Ethiopian Airlines com 90 pessoas a bordo caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar de Beirute, capital do Líbano. As informações iniciais eram de que havia 92 pessoas na aeronave.

O Boeing 737-800 decolou às 2h30 (horário local, 22h30 no horário de Brasília) com destino à capital da Etiópia, Addis Abeba.

A causa do acidente ainda não é conhecida, mas a polícia já descartou a hipótese de terrorismo e avalia que a queda possa ter sido provocada pelo mau tempo. Chovia forte em Beirute no momento da decolagem. O Exército libanês afirmou em um comunicado que o avião estava "em chamas após a decolagem".

Mapa mostra local do acidente com o avião da Ethiopian Airlines (Foto: Arte/G1)

"O tempo estava, sem dúvida, muito ruim", disse o Ministro dos Transportes do Líbano, Ghazi Aridi. Segundo ele, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa libanesa. Helicópteros e navios vasculham a área em busca de possíveis vítimas e destroços.

A companhia aérea divulgou uma nota oficial em seu site confirmando que o avião está desaparecido.


"Uma equipe já está trabalhando no levantamento de todas as informações pertinentes", diz o comunicado. "Uma equipe de investigação foi enviada para o local e divulgaremos novas informações assim que recebermos."

O avião transportava 83 passageiros e sete tripulantes. Anteriormente, foi divulgado que 85 passageiros estavam a bordo. O Ministro dos Transportes declarou que na aeronave viajavam 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma francesa e dois britânicos de origem libanesa.

Parentes dos passageiros começaram a chegar no aeroporto de Beirut nesta segunda, muito emocionados. O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou um dia de luto oficial e pediu o fechamento de escolas entidades públicas.

Segundo as agências Associated Press e Efe, quatro corpos já foram retirados do mar.

Governo do Líbano confirma queda de avião no Mar Mediterrâneo. Boeing 737-800 caiu logo após decolar de Beirute, capital do Líbano.
Segundo o governo libanês, 90 pessoas estavam a bordo

Membro do Exército inspeciona o que poderiam ser restos da aeronave que caiu no mar do Líbano, nesta segunda (Foto: Mahmoud Zayyat/AFP )

Equipes de resgate buscam vítimas e destroços de avião no Mar Mediterrâneo

Fonte: G1 - Com informações da Reuters e da Associated Press
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir