Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-01-2010

Boeing com 90 a bordo cai no mar após decolar no Líbano
Mau tempo pode ser causa de queda de avião no Líbano; ao menos dez morreram
Boeing com 90 a bordo cai no mar após decolar no Líbano
Foto: Hussein Malla/AP

O presidente do Líbano, Michel Suleiman, negou nesta segunda-feira que um ataque terrorista tenha derrubado o avião da Ethiopian Airlines com 90 pessoas a bordo no mar Mediterrâneo. As causas do acidente ainda não foram descobertas, mas a região passa por tempo ruim, com raios e chuva, desde domingo. Autoridades recuperaram dez corpos, mas a expectativa é que o número de vítimas aumente.

O Boeing 737-800 da Ethiopian Airlines, que ia para Adis Abeba, capital da Etiópia, caiu a cerca de 3,5 quilômetros da localidade litorânea libanesa de Naameh, com cerca de 90 pessoas a bordo. A embaixada da França no Líbano afirmou que a mulher do embaixador Denis Pietton, Marla Sánchez, estava no avião.
Hussein Malla/AP
Soldados libaneses trazem para costa os destroços do avião da Ethiopian Airlines que caiu no Mediterrâneo
Soldados libaneses trazem para costa os destroços do avião da Ethiopian Airlines que caiu no Mediterrâneo

Ghazi Aridi, ministro de Transporte, disse que o avião levava 83 passageiros e sete tripulantes. Ele identificou os passageiros como 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma mulher francesa e dois britânicos de origem libanesa.

O número, contudo, contradiz com o relato da Ethiopian Airlines --que diz haver 82 passageiros e oito tripulantes.

Segundo autoridades citadas pela Associated Press, o avião caiu em chamas poucos minutos depois da decolagem em Beirute. A agência diz ainda que o número de corpos recuperados pelas equipes de resgate chega a 18.

"Sabotagem foi descartada por enquanto", disse o presidente Suleiman.

O Boeing decolou às 2h30 (22h30 deste domingo no horário de Brasília) rumo a Addis Ababa, disse Aridi. "O tempo estava sem dúvida ruim". O Exército libanês disse em comunicado que o avião "estava em chamas pouco depois da decolagem".

O presidente da Ethiopian Airlines, Girma Wake, disse a jornalistas em Addis Ababa que não tinha informação sobre o que aconteceu com as pessoas a bordo do avião ou sobre a causa do acidente. Ele afirmou, contudo, que a aeronave passou por inspeção em 25 de dezembro passado.

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou dia de luto nacional pelas vítimas.

Hariri e o ministro do Interior, Ziad Barud, foram ao aeroporto para acompanhar as operações de salvamento, de acordo com as imagens mostradas pela televisão libanesa.

O Parlamento libanês, em sinal de luto, anunciou a anulação da sessão programada para esta segunda-feira, destinada a debater a redução da idade para votar dos 21 anos para os 18 anos, segundo relatos de emissoras de rádio.

O Ministério dos Transportes do Líbano confirmou nesta segunda-feira (25) que um avião da Ethiopian Airlines com 90 pessoas a bordo caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar de Beirute, capital do Líbano. As informações iniciais eram de que havia 92 pessoas na aeronave.

Boeing com 90 a bordo cai no mar após decolar no Líbano

Voo da Ethiopian Airlines que seguia para a capital da Etiópia caiu sobre o Mediterrâneo. Polícia descarta ato terrorista.

O Boeing 737-800 decolou às 2h30 (horário local, 22h30 no horário de Brasília) com destino à capital da Etiópia, Addis Abeba.

A causa do acidente ainda não é conhecida, mas a polícia já descartou a hipótese de terrorismo e avalia que a queda possa ter sido provocada pelo mau tempo. Chovia forte em Beirute no momento da decolagem. O Exército libanês afirmou em um comunicado que o avião estava "em chamas após a decolagem".

Mapa mostra local do acidente com o avião da Ethiopian Airlines (Foto: Arte/G1)

"O tempo estava, sem dúvida, muito ruim", disse o Ministro dos Transportes do Líbano, Ghazi Aridi. Segundo ele, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa libanesa. Helicópteros e navios vasculham a área em busca de possíveis vítimas e destroços.

A companhia aérea divulgou uma nota oficial em seu site confirmando que o avião está desaparecido.


"Uma equipe já está trabalhando no levantamento de todas as informações pertinentes", diz o comunicado. "Uma equipe de investigação foi enviada para o local e divulgaremos novas informações assim que recebermos."

O avião transportava 83 passageiros e sete tripulantes. Anteriormente, foi divulgado que 85 passageiros estavam a bordo. O Ministro dos Transportes declarou que na aeronave viajavam 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma francesa e dois britânicos de origem libanesa.

Parentes dos passageiros começaram a chegar no aeroporto de Beirut nesta segunda, muito emocionados. O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou um dia de luto oficial e pediu o fechamento de escolas entidades públicas.

Segundo as agências Associated Press e Efe, quatro corpos já foram retirados do mar.

Governo do Líbano confirma queda de avião no Mar Mediterrâneo. Boeing 737-800 caiu logo após decolar de Beirute, capital do Líbano.
Segundo o governo libanês, 90 pessoas estavam a bordo

Membro do Exército inspeciona o que poderiam ser restos da aeronave que caiu no mar do Líbano, nesta segunda (Foto: Mahmoud Zayyat/AFP )

Equipes de resgate buscam vítimas e destroços de avião no Mar Mediterrâneo

Fonte: UOL - Com informações da Reuters e da Associated Press
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir