Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-01-2010

Boeing com 90 a bordo cai no mar após decolar no Líbano
Mau tempo pode ser causa de queda de avião no Líbano; ao menos dez morreram
Boeing com 90 a bordo cai no mar após decolar no Líbano
Foto: Hussein Malla/AP

De acordo com Ghazi Aridi, ministro das obras públicas e transportes do Líbano, o avião transportava 90 pessoas, entre elas 83 passageiros e sete tripulantes. Aridi identificou os passageiros: 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma francesa e dois britânicos de origem libanesa.

Entre os passageiros estrangeiros estava a cidadã cubana Marla Sánchez, esposa do embaixador francês em Beirute, Denis Pietton.

Já a Ethiopian Airlines informou que havia 82 passageiros e oito tripulantes a bordo; mas não soube responder o motivo da diferença entre os números e disse que iria rever a lista de passageiros.

O presidente do Líbano, Michael Suleiman, descartou, em entrevista coletiva, que se tratasse de um atentado terrorista e assegurou que as equipes de resgate estão fazendo todo o possível para localizar sobreviventes.

Embora, a princípio, os meios de comunicação árabes tenham informado que tinham sido encontrados alguns sobreviventes, a informação foi desmentida à Agência Efe por fontes oficiais.

Segundo o ministério da Defesa do Líbano, ao menos 23 corpos foram resgatados a cerca de 3,5 km a oeste da cidade costeira libanesa de Naameh.

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou dia de luto nacional por causa das vítimas do avião, que caiu pouco após decolar do aeroporto de Beirute, por volta de 0h (Brasília) por razões ainda desconhecidas.

Hariri e o ministro do Interior, Ziad Barud, foram ao aeroporto para acompanhar as operações de salvamento, de acordo com as imagens mostradas pela televisão libanesa.

O Parlamento libanês, em sinal de luto, anunciou a anulação da sessão programada para hoje, destinada a debater a redução da idade para votar dos 21 para os 18 anos, segundo relatórios de emissoras de rádio.

Histórico da companhia
Segundo a Associated Press, a Ethiopian Airlines estava com a reputação em alta no mercado africano, destacando-se pela alta qualidade dos serviços entre as companhias concorrentes.

Com mais de 20 anos de operação, a empresa teve apenas duas ocorrências graves, de acordo com a AP. A primeira foi em 1996, quando um avião da empresa foi sequestrado e caiu na região das ilhas Comores, no Oceano Índico, após ficar sem combustível. Na ocasião morreram 126 das 175 pessoas que estavam a bordo da aeronave. O avião tinha acabado de sair Adis Abeba, quando três sequestradores invadiram a cabine e pediram para que o avião fosse levado para a Austrália.

O outro acidente aconteceu em 1988, quando um jato da empresa caiu logo depois da decolagem, ao se chocar contra um bando de pássaros que sobrevoavam a região do aeroporto. Neste acidente morreram 31 dos 104 passageiros que estavam a bordo da aeronave.

A Ethiopian Airlines é uma companhia aérea estatal e recentemente expandiu sua rede de voos para vários países do continente asiático. A empresa voa regularmente para o Líbano, atendendo principalmente aos trabalhadores domésticos etíopes que moram no Líbano.

Na última semana a companhia anunciou a compra de outros dez Boeing 737, que custaram cerca de US$ 767 milhões de dólares.

*Com informações das agências internacionais e Folha Online

Fonte: UOL - Com informações da Reuters e da Associated Press
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir