Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-01-2010

Governo proíbe emissões de seis canais de televisão por cabo
O Governo venezuelano cortou a emissão a seis canais de televisão por cabo.
Governo proíbe emissões de seis canais de televisão por cabo
Foto: EPA

O Governo venezuelano cortou a emissão a seis canais de televisão por cabo, entre elas está a Radio Caracas Televisión Internacional (RCTVI) de Caracas que já há dois anos tinha perdido a licença em sinal aberto. As seis emissoras, que agora foram silenciadas, são acusadas de não seguir a directiva do Executivo que as obriga à transmissão dos discursos do Presidente Hugo Chávez.

A decisão de encerrar os seis canais foi anunciada pelo ministro das Obras Públicas e da Habitação que alega que os canais em causa se recusam a transmitir o programa "Alô Presidente", o discurso dominical de Hugo Chávez.
A RCTVI, o mais antigo canal televisivo venezuelano e uma das televisões com maior audiência, já tinha sido excluída das emissões televisivas, em sinal aberto, em 2007 quando Hugo Chávez anunciou que não lhe renovava a licença e acusou a estação de ter estado envolvida, em 2002, num golpe para o derrubar.

Os trabalhadores da RCTVI estão revoltados contra aquilo que consideram ser um atentado à liberdade de expressão. "Esta é uma denúncia que nós fazemos, é um apelo contra o abuso de autoridade que observamos sistematicamente, muito perigoso para as liberdades públicas no nosso país", afirmou um funcionário da RCTVI.

A Oposição venezuelana considera que com esta atitude o Presidente está a tentar controlar os órgãos de comunicação privados, com o objectivo de impedir a cobertura noticiosa do descontentamento popular em relação ao Governo.

"Este foi mais um ataque à liberdade de expressão", afirma a Mesa da Unidade Democrática, que reúne onze partidos da Oposição.

O Presidente venezuelano está a enfrentar críticas, cada vez maiores, pelas falhas de electricidade e de água, do aumento da criminalidade, mas também pela grande desvalorização do Bolívar venezuelano o que pode acelerar a inflação.

Governo proíbe emissões de seis canais de televisão por cabo
O Governo venezuelano cortou a emissão a seis canais de televisão por cabo.


Fonte: rtp
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir