Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-01-2010

Lula diz que Fórum Econômico Mundial não tem mais o ´mesmo glamour`

Lula diz que Fórum Econômico Mundial não tem mais o ´mesmo glamour`
Foto: http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Fórum Econômico Mundial não tem mais o mesmo glamour que tinha em 2003, quando pela primeira vez visitou a reunião como presidente da República, após ter passado pelo FSM (Fórum Social Mundial), em Porto Alegre. Na reunião que acontece em Davos nesta sexta-feira, Lula receberá o prêmio de Estadista Global.

"Estou aqui [em Porto Alegre] e daqui vou pra Davos outra vez, igualzinho fiz em 2003. Tenho a consciência de que Davos já não tem mais o glamour que eles pensavam que tinham em 2003. O sistema financeiro já não pode desfilar como sendo o modelo exemplar de gerenciamento porque acabou de provocar a maior crise mundial dos últimos anos", disse sob aplausos.

Para uma plateia de mais 7 mil participantes do FSM, a maioria sindicalistas e representantes de movimentos sociais, Lula disse que dessa vez vai a Davos com outra missão. "Quero mostrar que se o mundo desenvolvido tivesse feito a lição de casa em economia, a gente não teria tido a crise", afirmou, ao criticar o que chamou de irresponsabilidade na condução do sistema financeiro.

Lula disse que em 2003, durante o FSM em Porto Alegre, se viu "angustiado" diante de uma faixa que cobrava o rompimento do Brasil com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e que dessa vez vai a Davos mais aliviado. "Não apenas não devemos mais, como agora são eles nos devem US$ 14 milhões que emprestamos para eles."


Lula diz que Fórum Econômico Mundial não tem mais o ´mesmo glamour`


Fonte: Band
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir