Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2010

O vestibular vai para a internet
A partir de amanh�, cerca de 2,6 milh�es de brasileiros que fizeram o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) no ano passado poder�o utilizar a nota para tentar uma vaga no ensino superior.
O vestibular vai para a internet
Foto: odia.terra.com.br/.../200911archive001.asp

A partir de amanh�, cerca de 2,6 milh�es de brasileiros que fizeram o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) no ano passado poder�o utilizar a nota para tentar uma vaga no ensino superior. Dispon�vel para consultas e informa��es desde ontem, o site do Sistema de Sele��o Unificada � Sisu (sisu.mec.gov.br) vai abrir a primeira etapa de inscri��es para um total de 47,9 mil vagas no Brasil.

OSisu � uma nova forma de acesso � universidade, pela qual os candidatos substituem o concurso vestibular por uma inscri��o feita exclusivamente via internet com base no desempenho no Enem.

Na primeira etapa, o candidato poder� se inscrever em uma op��o de curso em uma institui��o. Automaticamente, o sistema selecionar� os melhores classificados em cada curso. Os selecionados ter�o um prazo para a confirma��o da matr�cula. As vagas n�o ocupadas ser�o disponibilizadas em duas etapas seguintes.

Al�m disso, durante o per�odo de inscri��es, o candidato poder� conferir no site se a sua nota � suficiente para garantir uma vaga em um dos cursos das 51 institui��es p�blicas participantes do processo � quase todas federais.

Se a nota n�o for suficiente, ele poder� trocar de op��o antes do encerramento do prazo para cadastramento. Os computadores do sistema v�o recalcular todos os dias, com base nas notas dos candidatos registrados, qual o desempenho m�nimo para cada curso e estabelecimento.

Notas do exame podem sair hoje

O Minist�rio da Educa��o pretende divulgar ainda hoje o desempenho dos participantes do Enem 2009. Ao colocar o n�mero de inscri��o e a senha na p�gina do Sisu a partir de amanh�, a nota ser� automaticamente exibida. Enquanto o link para a inscri��o n�o � ativado, os interessados podem acessar a p�gina da internet para consultar onde est�o as vagas e tirar d�vidas sobre o funcionamento do novo sistema.

Nenhuma taxa ser� cobrada para o estudante fazer a inscri��o. Para quem perdeu o n�mero ou senha, basta acessar o site www.enem.inep.gov.br e recuper�-la.

Os candidatos tamb�m devem ficar atentos �s vagas vinculadas �s pol�ticas afirmativas (afrodescendentes, ind�genas, egressos de escola p�blica).

Em determinados cursos pode haver duas modalidades: ampla concorr�ncia e a��es afirmativas. Na inscri��o o estudante dever� optar por uma das modalidades.

O vestibular vai para a internet
A partir de amanh�, cerca de 2,6 milh�es de brasileiros que fizeram o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) no ano passado poder�o utilizar a nota para tentar uma vaga no ensino superior.


 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir