Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2010

Cientistas alertam sobre novo tremor no Haiti
A ocorr�ncia de um terremoto na Ilha Hispaniola, como o que abalou Porto Pr�ncipe em 12 de janeiro, j� era esperada pelos cientistas.
Cientistas alertam sobre novo tremor no Haiti
Foto:inescarvalho.blog.br/?cat=29

PORTO PR�NCIPE - A ocorr�ncia de um terremoto na Ilha Hispaniola, como o que abalou Porto Pr�ncipe em 12 de janeiro, j� era esperada pelos cientistas. O que eles n�o sabiam, al�m da data, era que o abalo atingiria primeiro o Haiti, e n�o a Rep�blica Dominicana. A informa��o, publicada em reportagem do jornal The New York Times, foi confirmada pelo ge�logo Eric Calais, da Universidade Purdue, que faz pesquisas h� anos naquela regi�o.

� Se eu tivesse de apostar, apostaria que o primeiro terremoto ocorreria no norte da Rep�blica Dominicana, n�o no Haiti � disse Calais.

O cientista se refere a uma falha geol�gica similar a que se rompeu no Haiti, localizada a cerca de 160 quil�metros ao norte do local do terremoto ocorrido h� duas semanas. No local, n�o ocorre um tremor de grande magnitude h� 800 anos. Os pesquisadores calculam que uma ruptura ao longo da falha Setentrional � de novo, eles n�o t�m como prever a data � pode resultar num tremor de 7,5 graus, maior ainda que o devastador terremoto do Haiti, e capaz de causar danos graves na segunda maior cidade da Rep�blica Dominicana, Santiago.

� Voc� pode imaginar a tens�o que tem se acumulado (na placa) � diz Paul Mann, cientista da Universidade do Texas, referindo-se � Setentrional. � Isso ocorre h� mais tempo e tem se acumulado mais rapidamente. Assim, vai produzir um terremoto mais forte.

A falha que rompeu violentamente h� duas semanas estava acumulando tens�o desde o �ltimo grande terremoto em Porto Pr�ncipe, h� 240 anos. Calais e outros especialistas tinham alertado, em 2008, que um abalo poderia ocorrer ao longo daquele segmento, parte do qual se chama zona de falha de Enriquillo-Plantain Garden, embora eles n�o pudessem prev�-lo.

Nasa

Para tentar ajudar na previs�o de novos abalos s�smicos em Hispaniola, a Nasa, ag�ncia espacial norte-americana, enviar� voos de reconhecimento sobre o Haiti e a Rep�blica Dominicana para procurar sinais de mais tremores que podem atingir a regi�o.

Os voos usar�o radares para observar as mudan�as nas falhas geol�gicas na ilha compartilhada pelos dois pa�ses. O Radar de Abertura Sint�tica em Ve�culo A�reo N�o-tripulado (Uavsar, na sigla em ingl�s) � usado em voos de vigil�ncia, e j� voaria em dire��o � Am�rica Central para monitorar as florestas locais. Depois do terremoto no Haiti, a miss�o foi ampliada.

� O Uavsar vai gerar imagens das deforma��es na superf�cie terrestre e outras mudan�as associadas aos processos geol�gicos do Haiti ap�s o terremoto, como abalos secund�rios, tremores que podem ser causados pelo terremoto principal em outra parte ao longo da falha, e deslizamentos potenciais � disse Paul Lundgren, do Laborat�rio de Propuls�o de Jatos da Nasa, em Pasadena, na Calif�rnia. � Devido ao arranjo tect�nico complexo de Hispaniola, existe um interesse em determinar se o terremoto no Haiti pode ativar outros tremores em algum ponto desconhecido no futuro.

O equipamento da Nasa emite microondas de uma aeronave at� o solo para detectar e medir deforma��es sutis como as causadas por terremotos, vulc�es, deslizamentos e geleiras.

SOS via celular

Equipes de resgate que atuavam quarta-feira no Haiti ainda buscavam por sobreviventes, especialmente uma mulher que teria falado pelo celular com um amigo, dizendo estar embaixo de escombros do que era um s�t�o de uma universidade em Porto Pr�ncipe. Ela foi descoberta quando um amigo telefonou para seu celular, no s�bado, tentando descobrir quem entre seus conhecidos e familiares havia sobrevivido � trag�dia. A v�tima, no entanto, n�o relatou se tinha ou n�o acesso a �gua. Uma equipe da Cruz Vermelha foi at� o local com c�es farejadores. A entidade espera que a remo��o dos escombros, com o uso de uma escavadeira, ajude nas buscas.

Quarta-feira, mais uma v�tima, uma menina, foi retirada com vida de escombros. O presidente haitiano, Rene Preval, anunciou o adiamento das elei��es parlamentares que ocorreriam em 28 de fevereiro.

Cientistas alertam sobre novo tremor no Haiti
A ocorr�ncia de um terremoto na Ilha Hispaniola, como o que abalou Porto Pr�ncipe em 12 de janeiro, j� era esperada pelos cientistas.

Fonte: terra
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir