Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2010

Santuário das Neves é patrimônio histórico
O Santuário da Igreja das Neves, que fica em Presidente Kennedy, litoral Sul Capixaba virou mais um Patrimônio Histórico do Estado do Espírito Santo.
Santuário das Neves é patrimônio histórico
Foto:José Rubens Brumana

O Santuário da Igreja das Neves, que fica em Presidente Kennedy, litoral Sul Capixaba virou mais um Patrimônio Histórico do Estado do Espírito Santo.
O tombamento aconteceu em agosto do ano passado, durante as comemorações da Festa das Neves e a Igreja das Neves, como é chamada carinhosamente pelos fies, foi entregue para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e recebida pelas mãos do Bispo Dom Célio. "Essa á um emoção muito grande para todos nós. Agora podemos realmente chamar a Igreja das Neves de nossa. Com isso, teremos a garantia infinita de que ninguém irá acabar com o nosso Santuário. Isso é mais uma obra divina.", disse, emocionado, Dom Célio.
Segundo Amanda Rangel, secretária municipal de arte e cultura de Presidente Kennedy, esse processo de tombamento é uma grande conquista para os kennedenses. "Conseguir o tombamento histórico e cultura da nossa Igreja foi uma grande vitória para nós. Com esse documento, garantimos que ninguém poderá modificar ou mexer em nosso patrimônio que já está com a gente há mais de 350 anos. Estamos felizes com isso", explicou ela.
Todo esse evento aconteceu durante a realização da principal missa da programação da Festa das Neves, no dia 05 de agosto, como acontece a mais de 20 anos no município. "Essa festa atrai fieis do mundo inteiro. Este ano, foram mais 30 mil pessoas que passaram por aqui.", explicou do Frei Levy, pároco do Santuário.
O tombamento histórico de Igreja foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e o imóvel fica sob guarda permanente dos poderes públicos estaduais e municipais.
Para o Prefeito, Reginaldo Quinta, essa é mais vitória do município de Presidente Kennedy. "O tombamento da Igreja das Neves garante mais uma patrimônio histórico de Presidente Kennedy não seja prejudicado ou perdido. Cuidar da cultura e da arte, incentivo esse tipo de ação, é também um grande passo para o desenvolvimento do nosso município", disse Reginaldo.
A Festa de Nossa Senhora das Neves acontece na Paróquia Nossa Senhora das Neves, na Praia da Neves, entre o mês de julho e agosto. Este ano, a festa ainda está sem data confirmada.
Vale lembrar que na paróquia acontece todo dia 15 de cada mês, a Missa no Santuário com novena ás 15hs.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir