Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2010

NASA registra estranho cometa em forma de X
A Ag�ncia Espacial Americana registrou um curioso objeto em forma de X no espa�o.
NASA registra estranho cometa em forma de X
Foto: Divulga��o/NASA

S�O PAULO � A Ag�ncia Espacial Americana registrou um curioso objeto em forma de X no espa�o.

Chamado de P/2010 A2, ele foi descoberto em 6 de janeiro, mas somente novas imagens, tiradas entre 25 e 29 de janeiro pelo telesc�pio Hubble, mostraram o curioso padr�o dos filamentos e estruturas.

No momento da foto, ele estava a 289 milh�es de quil�metros do Sol, e 144 milh�es da Terra. As imagens mostram que o n�cleo teria 140 metros de di�metro.

Por sua velocidade, e seu rastro de poeira, a NASA acredita que se trata de um cometa, fruto da colis�o de dois aster�ides. Esse tipo de impacto acontece a velocidades de mais de 17 mil km/h � ou cinco vezes mais r�pido que um tiro.

Segundo a NASA, os cometas detectados normalmente v�m parar nas regi�es centrais do sistema solar vindos de reservat�rios de gelo no cintur�o Kuiper e na Nuvem Oort. Conforme se aproximam do Sol, o gelo na superf�cie evapora e libera material do n�cleo do cometa.

Esta, no entanto, n�o � a origem prov�vel do P/2010 A2. Evid�ncias como a aus�ncia de g�s na cauda poderiam ser explicadas pelo surgimento em um impacto entre dois corpos. Al�m disso, sua �rbita � consistente com a de uma fam�lia de aster�ides que se formou h� 100 milh�es de anos, fruto de colis�es em uma regi�o conhecida como Cintur�o de Aster�ides.

Acredita-se que um dos fragmentos dessa colis�o atingiu a Terra h� 65 milh�es de anos, causando a extin��o em massa dos dinossauros. Astr�nomos tamb�m cr�em que, h� algum tempo, o cintur�o de aster�ides vendo sofrendo colis�es, mas evid�ncias de um impacto como esse nunca haviam sido registradas.

Na p�gina da NASA, � poss�vel ver a foto em alta.


NASA registra estranho cometa em forma de X
A Ag�ncia Espacial Americana registrou um curioso objeto em forma de X no espa�o.

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir