Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2010

MEDO: Influenza A volta a causar morte no Estado do Ceará
Um menino de quatro anos de idade, morador do bairro Goiabeiras, é a quarta vítima da Influenza A (H1N1) do Ceará.
MEDO: Influenza A volta a causar morte no Estado do Ceará
Foto: www.alienado.net/gripe-influenza-a-h1n1/

Um menino de quatro anos de idade, morador do bairro Goiabeiras, é a quarta vítima da Influenza A (H1N1) do Ceará. A morte é a primeira de 2010, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). As três anteriores entraram para as estatísticas do ano passado.

A criança estava internada no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e morreu no dia 28 de janeiro. No entanto, o Laboratório Evandro Chagas, de Belém do Pará, só confirmou a morte por complicações da gripe suína na tarde de ontem.

Outros sete pacientes, internados em hospitais públicos e particular, aguardam resultado de exame. Entre eles, uma menina de dez meses de idade e uma grávida. Do total, dois deles, um homem de 62 anos, e uma mulher de 36, estão em estado grave e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela, inclusive, internada grávida de sete meses, foi submetida a parto cesária, pela sua condição de saúde no dia 18 de janeiro. O bebê passa bem, sem sintomas da doença.

De janeiro até ontem, foram confirmados dez casos da doença no Estado - oito em Fortaleza e dois em Aracati. Em 2009, foram 112 confirmações.

Drama

Segundo o presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza 1, Manoel Fonseca, o menino começou a sentir os sintomas da doença - tosse, dor de garganta, febre e dores musculares - no dia 2 de janeiro. A mãe o levou para o Hospital Infantil Luiz de França, onde foi medicado, retornando para a casa. Ele não melhorou, começou a sentir dificuldades para respirar e a família buscou atendimento de urgência.

No dia 11, foi internado no mesmo hospital, onde permaneceu por oito dias. "Seu estado geral complicou. Por isso, foi encaminhado, no dia 19, para o Albert Sabin, internado direto na UTI. Foi feito de tudo para salvá-lo, mas infelizmente, faleceu no dia 28", conta Fonseca.

Mesmo nascido de seis meses, portanto, prematuro, nunca apresentou problemas mais graves de saúde. A família, diz o presidente do Comitê, está orientada a procurar atendimento médico se alguém apresentar qualquer sintoma. "Mesmo que seja de gripe comum".

Preocupação

O início da quadra chuvosa e a disseminação da doença dentro do Estado aumentam a preocupação da Sesa em relação à proliferação do vírus H1N1.

Por isso, salienta Manoel Fonseca, a orientação da Sesa é que a família evite levar o filho para a escola, se este apresentar quadro gripal. "Já divulgamos nota técnica para as escolas, mas nunca é demais falar sobre isso".

Amanhã, dia 5, a Sesa reúne secretários de saúde e coordenadores de imunização dos 184 municípios cearenses, no simpósio cearense sobre a vacina contra o vírus H1N1, que será realizado no Hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380. O objetivo é bem definido: informar e preparar os municípios para a vacinação contra a gripe A.

O Ceará receberá do Ministério da Saúde três milhões e 160 mil doses da vacina, produzidas no Instituto Butantã, em São Paulo. Fortaleza ficará com pouco mais de um milhão de doses. Em ordem de prioridade, segundo definição do Ministério da Saúde, a imunização começa, no dia 8 de março, com a população indígena e trabalhadores do serviço de saúde (incluindo motoristas e zeladores).

Depois, gestantes, em qualquer fase da gravidez, serão vacinadas de 21 de março a 21 de maio; doentes crônicos (em especial: diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, hepáticas, renais, hematológica, imunode-pressão e obesidade e crianças maiores de meses e menores de dois anos, de 21 de março a 4 de abril; adultos de 20 a 29 anos, de 5 a 23 de abril e idosos com doenças crônicas, de 24 de abril a 7 de maio.

As vacinas serão aplicadas nos 92 unidades básicas de saúde de Fortaleza e postos de saúde do interior do Estado.

MEDO: Influenza A volta a causar morte no Estado do Ceará
Um menino de quatro anos de idade, morador do bairro Goiabeiras, é a quarta vítima da Influenza A (H1N1) do Ceará.

Fonte: tvcanal13
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir