Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2010

Abacaxi viaja 3 mil quilômetros até o consumidor.
Com a falta da fruta para trabalhar agricultores e comerciantes de Marataízes estão buscando o abacaxi no Estado do Pará, norte do país.
Abacaxi viaja 3 mil quilômetros até o consumidor.
Foto: José Rubens Brumana

Com a falta da fruta para trabalhar agricultores e comerciantes de Marataízes estão buscando o abacaxi no Estado do Pará, norte do país. Marataízes é o maior produtor capixaba da variedade pérola ( a mais comercializada), com 24 milhões de frutos. Segundo dados do técnico da INCAPER local Rubens Vargas.
O agricultor Júlio César Marques Soares, disse que o município está na entre safra e para trabalhar busca o abacaxi no Pará, Bahia e Minas Gerais. "O transporte encarece a fruta". O caminhão com 7 mil frutos descarrega para várias caminhonetes que viajarão pra dentro e fora do Estado. "Precisamos manter nossos pontos de venda, senão perdemos para outros vendedores" acrescentou João Batista Motta Oliveira.
Até meados de agosto os frutos virão de fora. "Nossa produção esse ano foi maravilhosa, mas os mercados de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e a Ceasa absorveram toda a produção", afirmou Júlio César. Um agricultor questionou que se existisse irrigação a produção seria durante todo o ano. "Como podemos colocar irrigação sem uma linha de crédito", lamenta.

Outras frutas como melancia e uva vêm de produtores do sul do país e Bahia e vão vendidos nas praias do litoral sul.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir