Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2010

Ataque de carro-bomba deixa ao menos 20 mortos no Iraque
Em seguida, local foi atingido por morteiros e n�mero de mortos deve subir. Ataques � cidade de Kerbala aumentaram durante peregrina��o religiosa.
Ataque de carro-bomba deixa ao menos 20 mortos no Iraque
Foto: topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-atentado/n..

Um ataque suicida provocado por um carro bomba resultou em ao menos em 20 mortes e 60 pessoas feridas no Iraque. De acordo com fontes policiais locais, a ofensiva ocorreu nesta sexta-feira (5) durante uma peregrina��o xiita na cidade de Kerbala, 80 km ao sul de Bagd�. A explos�o ocorreu pouco depois do meio-dia local ao leste de uma dos tr�s grandes acessos de entrada na cidade.

Nos �ltimos dias, peregrinos xiitas tem sido alvo de diversos ataques a bomba, sendo que este �ltimo ocorreu durante o �pice das celebra��es do Arbaeen, um dia sagrado para os xiitas. Centenas de milhares de fi�is marcham anualmente � cidade iraquiana para o evento.

Em seguida � explos�o, dois morteiros atingiram a mesma �rea da explos�o do carro-bomba, o que segundo a pol�cia, deve provocar o aumento do n�mero de v�timas.

O Arbaeen � um dia sagrado de luto xiita que acontece sempre quarenta dias depois do Dia de Ashura por marcar o prazo de luto da morte Imam Hussein, importante figura hist�rica para os xiitas.

Os ataques ocorreram exatamente no mesmo local onde uma moto-bomba havia explodido dois dias atr�s, tamb�m provocando um alto n�mero de mortes. Na segunda-feira, uma mulher-bomba causou a morte de ao menos 54 pessoas no norte de Bagd�.

As for�as de seguran�a iraquianas aumentaram o contingente de oficiais para proteger os peregrinos, mas admitem enfrentar s�rios problemas para identificar um terrorista isolado na multid�o. Todos os depoimentos das fontes de seguran�a foram feitos sob anonimato, pois os oficiais ainda est�o proibidos de divulgar qualquer informa��o sobre o ocorrido.

Ataque de carro-bomba deixa ao menos 20 mortos no Iraque
Em seguida, local foi atingido por morteiros e n�mero de mortos deve subir.
Ataques � cidade de Kerbala aumentaram durante peregrina��o religiosa.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir