Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-02-2010

Arruda se entrega à polícia e procurador pede intervenção
Arruda foi acusado de participar de esquema de corrupção no DF
Arruda se entrega à polícia e procurador pede intervenção
Foto: www.bbc.co.uk

Fabrícia Peixoto

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, decidiu se entregar à polícia nesta quinta-feira, momentos depois de sua prisão ser decretada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Arruda, suspeito de envolvimento em um suposto esquema de corrupção no Distrito Federal que veio à tona em novembro passado, chegou à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, escoltado por seguranças e seis veículos.

Por 14 votos a dois, os ministros da Corte Especial do STJ decidiram decretar a prisão e determinar seu afastamento do cargo por entender que o governador, em liberdade, pode obstruir a investigação do caso.

Também na tarde desta quinta-feira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou que encaminharia ainda hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de intervenção no Distrito Federal, o que pode resultar no afastamento de toda administração Arruda.

Licença

A decisão do STJ foi tomada depois que novos vídeos divulgados pela Polícia Federal colocaram Arruda sob suspeita de subornar uma das testemunhas, o jornalista Edson Sombra.

Os advogados de defesa do governador já entraram com um pedido de habeas corpus no STF, que será analisado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Além de Arruda, outras cinco pessoas com suposto envolvimento no escândalo tiveram prisão preventiva decretada.

Com o afastamento de Arruda, o posto passa a ser ocupado pelo vice, o empresário Paulo Octávio.

No entanto, Paulo Octávio também é citado no inquérito que investiga um suposto esquema de corrupção na capital do país.

Arruda se entrega à polícia e procurador pede intervenção no DF.

Arruda foi acusado de participar de esquema de corrupção no DF.

Fonte: www.bbc.co.uk
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir