Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-02-2010

Casa Branca coloca em dúvida a capacidade do Irã
Cercado de guarda-costas, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anda pela multidão durante a festa de aniversário da revolução, em Teerã, nesta quinta-feira (11).
Casa Branca coloca em dúvida a capacidade do Irã
Foto: AFP

O governo dos EUA afirmou nesta quinta-feira (11) que duvida que o Irã tenha a capacidade de enriquecimento de urãnio que anunciou recentemente.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que as declarações do Irã sobre a questão nuclear se baseiam "mais em política do que em física".

As declarações foram feitas no dia em que o Irã comemorou 31 anos da Revolução Islâmica e que o presidente Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que o Irã já tem capacidade para enriquecer urânio em grau suficiente para uso militar -o que preocupa a comunidade internacional. A data foi marcada por uma grande celebração governista e também por protestos da oposição, apesar de proibidos.

Gibbs também denunciou uma tentativa do governo iraniano de bloquear o acesso à informação. Ele disse que o mecanismo de buscas Google e outras mídias foram "desplugados" no país persa.

Segundo ele, o governo iraniano parece mostrar que não confia em seu próprio povo.

O porta-voz também disse que a questão nuclear iraniana acabou unindo a comunidade internacional de maneira inédita nos últimos tempos.

Casa Branca coloca em dúvida a capacidade do Irã de enriquecer urânio
Teerã "desplugou" o Google e outras mídias, segundo os EUA.
País celebrou 31 anos da Revolução Islâmica sob protestos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir