Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-02-2010

China exige que EUA cancelem encontro entre Obama e Dalai L.
As fotos mostram o presidente americano, Barack Obama, e o l�der tibetano, Dalai Lama
China exige que EUA cancelem encontro entre Obama e Dalai L.
Foto: AFP

PEQUIM � A China exigiu nesta quinta-feira que os Estados Unidos cancelem imediatamente a reuni�o, marcada para 18 de fevereiro, entre o presidente americano, Barack Obama, e o Dalai Lama, l�der tibetano no ex�lio, anunciou a ag�ncia oficial Xinhua.

A ag�ncia chinesa citou o porta-voz do minist�rio chin�s das Rela��es Exteriores, Ma Zhaoxu.

O porta-voz do presidente americano, Robert Gibbs, indicou nesta quinta-feira que "o presidente se reunir� com sua santidade o Dalai Lama no dia 18 de fevereiro. O encontro acontecer� na Sala das Cartas, aqui na Casa Branca".

"O Dalai Lama � um l�der religioso respeitado em todo o mundo, � um porta-voz na luta pelos direitos dos tibetanos", acrescentou, ressaltando que o presidente Obama esperava um encontro "construtivo".

A presid�ncia americana havia confirmado na semana passada que o Dalai Lama seria recebido na Casa Branca em fevereiro, mas sem informar uma data nem confirmar o encontro com Obama.

A China, que acusa o Dalai Lama de querer a independ�ncia do Tibete, j� havia protestado ent�o, e o porta-voz do minist�rio das Rela��es Exteriores indicou que "a China se op�e firmemente � visita do Dalai Lama aos Estados Unidos" e que reprova que "dirigentes americanos recebam o Dalai Lama".

O Dalai Lama, l�der espiritual tibetano no ex�lio, � aguardado nos Estados Unidos em fevereiro. Ele deve realizar uma leitura p�blica em Los Angeles no dia 21 de fevereiro.

A reuni�o entre Obama e o Dalai Lama pode comprometer ainda mais as rela��es entre Pequim e Washington, que j� atravessam um momento delicado.

China exige que EUA cancelem encontro entre Obama e Dalai Lama.

As fotos mostram o presidente americano, Barack Obama, e o l�der tibetano, Dalai Lama.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir