Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-02-2010

CARNAVAL NAS MONTANHAS
Mais uma vez sobre as luzes da ribalta e ao som dos tamborins Dores do Rio Preto se organiza...
CARNAVAL NAS MONTANHAS

Carnaval nas Montanhas � Recordando bons tempos.


Mais uma vez sobre as luzes da ribalta e ao som dos tamborins Dores do Rio Preto se organiza para mais uma das festas mais populares do Brasil, e sempre vale a pena lembrar da peculiaridade do nosso Carnaval nas Montanhas.

Festa onde o cidad�o riopretense se esquece de suas diferen�as sociais, culturais e partid�rias, e todos se tornam apenas Foli�es. Cada um deixa de lado seus problemas, dores e tristezas para brincar nas ruas da cidade o carnaval. Homens de fam�lias tradicionais, pais e maridos que durante o ano s�o respeitados chefes de fam�lia, sofrem a metamorfose carnavalesca e durante quatro dias se transformam nas "meninas" do Bloco das Piranhas. Suas mulheres passam o m�s de fevereiro costurando e aplicando os brilhos e purpurinas em suas fantasias. E elas separam as chort�es e camisas de time para jogarem no tradicional futebol "mulheres vestidas de homens".

Seus filhos, com a anima��o da juventude se animam ainda mais com suas m�scaras e spray�s de espuma. E os av�s ficam por meses a esperar para cair na folia no desfile t�o animado do Bloco da Melhor Idade. Os jovens inventam Blocos e confeccionam camisas para organizar a festa. � um carnaval de fam�lia e de amigos. Isso que nos faz sermos t�o �nicos.

� se arrepiar ouvindo Luciano Bastos puxando o Bloco das Piranhas e junto com o Cachopa e o Pelota tontos vestidos de Mulher; � de se emocionar vendo o Chic�o soltando fogo quando o Bicho de P� homenageou o maior foli�o da hist�ria de Dores do Rio Preto, o saudoso Romano Carlos de Souza, que recebeu no enredo do bloco o titulo de Rei do Carnaval, sendo exaltado pelos �ndios do Capara� (Pur�s) e seu chefe, o Cacique Tamandanar�. E a Maria Fuma�a, que o mesmo bloco t�o lindamente prestou suas honras a �quela que de fato colonizou nossa terra; Os Colodinos quebrando o tabu de que carnaval � s� Ax�, e nos trouxe um desfile de funk; Sem falar na dedica��o das m�es ao montar o desfile do Bloco das Crian�as que sempre nos encanta. Afinal a magia desta festa � colocar uma figura t�o s�ria e respeitada como o Seu Ney Lopes, se tornar um enredo de Carnaval.

Deixamos de ser aqueles meros mortais para incorporarmos as mais divertidas e interessantes figuras. Particularmente, vejo as ruas da cidade se transformar em um palco, onde sou uma personagem com vida pr�pria. Crio cen�rio e figurinos para fazer o meu espet�culo. Onde j� folcl�ricas personagens j� fazem parte deste enredo, ou samba-enredo, que nos embebesse de alegria.

Renato com suas fantasias luxuosas abrilhantam nossa festa, e nos diverte com suas personagens como a Gl�ria Maria e a j� tradicional "Globicheza" . Sua esposa Bia, filha da terra, sempre a nos alegrar e animar. Jo�o Ribeiro, essa � uma peculiar figura no carnaval de Dores. � divertid�ssimo quando ele chega com aquelas suas roupas extravagantes e sua anima��o inspira todas as idades. Ver que nossa querida Aida vem de S�o Paulo todo ano para fazer parte de nossa festa. Sempre nos diverte com sua fantasia de noiva procurando um pretendente. A fam�lia do senhor Jo�o Gualandi que nos faz sentir verdadeiras estrelas, sempre tirando dezenas de fotos nos.

Sem jamais esquecer dos mascarados e dos j� tradicionais Guerreiros de Lan�a do Maracatu que nos intriga em saber quem s�o. Alguns deles � claro, que j� sabemos, por anos de folia em Dores, mas a gra�a est� no suspense em participar da brincadeira.

Eu, Jocimar e Alan que ficamos por meses a pensar e inventar nossas personagens. Suntuosas fantasias com seus bordados e brilhos. Milhares de pedrarias, quilos de glitter, metros de bast�es de cola quente e muita criatividade, fazem nascer as criaturas mais engra�adas e sempre debochadas.

S�o muitos aqueles que fazem desta a melhor festa de Dores do Rio Preto. E s�o muitos os que nos fazem sentir saudades. Tia Meyre que sempre animava a Melhor idade, Dona Chica que sempre estava no meio do pov�o, Cristininha com sua fantasia de palhacinho nos animando, e tantos outros que se uniram ao Senhor Romano e o Itamar pra fazer o carnaval em um ponto um pouco mais acima do que o Carnaval nas Montanhas.

Ent�o que se inicie a Grande Festa da Alegria. O melhor Festival de cores e amores da cidade. Sejamos s� um bloco. O da alegria. Este � o verdadeiro esp�rito do Carnaval nas Montanhas.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir