Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2010

Talibãs afegãos desmentem detenção
Soldados paramilitares paquistaneses
Talibãs afegãos desmentem detenção
Foto: AFP

KANDAHAR, Afeganistão — O porta-voz talibã afegão, Yussuf Ahmadi, desmentiu nesta terça-feira notícia publicada pelo The New York Times sobre a detenção de seu mais importante comandante, numa operação realizada por forças americanas e paquistanesas no Paquistão.

Segundo o jornal americano, a operação permitiu capturar há dias Abdul Ghani Baradar, considerado o "número dois" dos talibãs afegãos.

"Os rumores que circulam sobre a detenção de Baradar são falsos. São uma grande mentira", disse Ahmadi em contacto telefônico com a AFP, a partir de um local desconhecido.

Baradar "está no Afeganistão, onde dirige as atividades da "jihad" (a guerra santa islâmica) Está aqui, conosco, em contacto", acrescentou.

Baradar é considerado a figura mais importante dos talibãs afegãos depois do mulá Muhammad Omar - o fundador do movimento expulso do poder pela invasão liderada pelos Estados Unidos no final de 2001.

Os serviços de inteligência americanos esperam agora que Baradar possa fornecer informações sobre o paradeiro de Omar.

Baradar administraria as operações talibãs, tanto do ponto de vista militar quanto financeiro, alocando recursos, nomeando comandantes e desenvolvendo táticas militares, em especial a de guerrilha, plantando dispositivos explosivos ao lado de ruas e estradas.

De acordo com a Interpol, o mulá Baradar teria nascido em 1968, tendo servido como vice-ministro da Defesa do regime talibã no Paquistão até 2001.

O porta-voz talibã Ahmadi acusou a imprensa americana de prestar-se a uma manobra para distrair a atenção da opinião sobre os problemas com que estaria se deparando a ofensiva lançada por tropas internacionais e afegãs no sul do Afeganistão.

"Há resistência muito forte em Marjah", assegurou.

Segundo o jornal The New York Times, o mulá Abdul Ghani Baradar teria sido capturado numa operação militar em Karachi há vários dias - informação que foi, depois, confirmada por militares, para quem Baradar estaria fornecendo informações de inteligência.

Sua possível captura ocorre em meio a uma grande ofensiva das tropas da Otan e afegãs contra militantes em Marjah, na próvíncia de Helmand, no sul do Afeganistão.

Segundo o diário New York Times, a operação em Karachi que resultou na prisão de Baradar teria sido realizada pelo serviço de inteligência paquistanês em conjunto com agentes da CIA americana.

Talibãs afegãos desmentem detenção de seu mais importante comandante.

Soldados paramilitares paquistaneses.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir