Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-02-2010

Grécia forçada a adoptar "medidas urgentes" até Maio
Começaram hoje várias greves convocadas para protestar contra as medidas de austeridade em Atenas.
Grécia forçada a adoptar
Foto: http://economico.sapo.pt

Pedro Latoeiro

Os ministros das Finanças europeus estabeleceram o dia 15 de Maio como o "deadline" para a Grécia adoptar medidas mais agressivas de combate ao défice.

Esta foi uma das decisões que saiu da reunião entre os ministros das Finanças da União Europeia. "O Conselho chama a Grécia a implementar medidas específicas de consolidação orçamental, incluindo as que foram apresentadas no programa de estabilidade", lê-se num comunicado. No calendário definido por Bruxelas, o país helénico fica obrigado a avançar "com medidas urgentes até 15 de Maio de 2010".

Antes disso, até 16 de Março, a Grécia tem de apresentar um relatório com o calendário de adopção de medidas anti-défice para 2010, tendo os responsáveis europeus tornado claro que as políticas que estão no terreno são insuficientes. Estes relatórios de acompanhamento passarão a ser trimestrais.

"O Conselho chama a Grécia a implementar, o mais depressa possível, um conjunto de reformas estruturais ao nível dos salários, do sistema de pensões, da administração pública, do aparelho produtivo, do ambiente de negócios, da produtividade e do crescimento do emprego", refere o mesmo documento.

O compromisso assumido pela Grécia, que fechou 2009 com um défice acima de 12%, é corrigir o saldo negativo das contas públicas para um valor inferior a 3% até 2012. Para este ano, o objectivo é de emagrecer o défice até 8,7% do PIB.

Grécia forçada a adoptar "medidas urgentes" até Maio.

Começaram hoje várias greves convocadas para protestar contra as medidas de austeridade em Atenas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir