Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 21-02-2010

Dengue coloca 101 municípios brasileiros em alerta
AC, MS, RO, GO e MT e DF declaram situação de epidemia.
Dengue coloca 101 municípios brasileiros em alerta
Foto: G1

Por causa do aumento dos casos de dengue, 101 municípios brasileiros estão em estado de alerta. Campo Grande, por exemplo, teve um crescimento de 4.200% na incidência da doença neste início de ano.

Acre, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal, declararam situação de epidemia.

Mas o Ministério da Saúde diz que o país não vive uma epidemia da doença."Em termos de uma avaliação para o país essa ocorrência no momento é muito localizada em alguns poucos estados e em alguns poucos municípios", diz o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.

Segundo o ministério, a prevenção é a única maneira de evitar a doença.

Agentes de saúde batem de porta em porta dando orientação a moradores, mas o problema não está apenas dentro das casas. Onde há entulho e lixo espalhado, até mesmo pequenos objetos servem de depósito para a água da chuva e para as larvas.

E um outro alerta está sendo feito por especialistas em doenças tropicais: as altas temperaturas registradas nos últimos meses aumentam a transmissão porque a larva do mosquito da dengue se desenvolve mais rápido em dias de calor intenso.

Além disso, começou a circular no Brasil um outro vírus da dengue, o tipo 1, que não era registrado há 10 anos, contra o qual as pessoas normalmente não têm imunidade. Isto está provavelmente relacionado com o aumento de casos esse ano.

Dengue coloca 101 municípios brasileiros em alerta
AC, MS, RO, GO e MT e DF declaram situação de epidemia.
Vírus que não circulava há 10 anos reapareceu no país.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir