Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-02-2010

Apple bane 5 mil aplicativos para iPhone e iPod Touch
Aplicativo de fabricante de biqu�ni foi banido pela Apple.
Apple bane 5 mil aplicativos para iPhone e iPod Touch
Foto: Reprodu��o

Desde que anunciou que barraria aplicativos para iPhone e iPod Touch com conte�do considerado "sensual" ou "er�tico", a Apple j� baniu cerca de 5 mil programas de sua loja on-line. A decis�o provocou a ira de desenvolvedores, que questionam os crit�rios da empresa.

Aplicativos que eram originalmente tidos como apropriados para distribui��o agora n�o podem mais estar na lista da App Store. O motivo, de acordo com a Apple, seria uma s�rie de queixas de consumidores sobre esse tipo de conte�do.

"Nos �ltimos dias, temos recebido um volume cada vez maior de aplicativos com conte�do altamente inadequado. Muitas mulheres acham esse conte�do degradante, assim como pais est�o preocupados com o que seus filhos podem ver" , disse o vice-presidente da Apple, Phil Schiller, em entrevista ao "The New York Times".

Muitos desenvolvedores, que souberam da proibi��o depois que seus aplicativos j� haviam sido banidos, questionam os crit�rios da empresa. Ao lado de programas com conte�do claramente er�tico ou sensual, aplicativos com fotos de mulheres em trajes de banho, por exemplo, tamb�m foram retirados.

A empresa brit�nica Simply Beach, que faz biqu�nis e roupas para nata��o, se considera injusti�ada. "Voc� pode ver muito mais na sua piscina. Esperamos que a mulher que compra nossos produtos se sinta sexy, mas n�o � o tipo de coisa que os homens baixam com inten��es sexuais", disse Gerrard Dennis, diretor da empresa ao jornal "The Sun".

Enquanto isso, aplicativos de revistas como a Playboy e calend�rios de mulheres seminuas da Sports Illustrated seguiam dispon�veis nesta ter�a-feira (23). A explica��o de Schiller para casos como esses seria de que se tratam de "empresas conhecidas com material publicado em formato de grande aceita��o".

Desenvolvedores tamb�m argumentam que os aparelhos da Apple t�m conex�o com a internet, onde � poss�vel acessar todo tipo de conte�do er�tico. Especialistas de mercado afirmam que a Apple estaria "limpando" a loja virtual como preparativo para a chegada do iPad aos pontos de venda, j� que o tablet � promovido como um aparelho "para a fam�lia e a escola".

Apple bane 5 mil aplicativos para iPhone e iPod Touch com conte�do "er�tico"
Desenvolvedores de aplicativos questionam crit�rios da empresa.
Empresa de biqu�ni teve conte�do barrado, mas revista masculina n�o.

Fonte: G1.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir