Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2010

Município de Itapemirim é atingido pela estiagem
São mais de cinco meses em que os índices pluviométricos estão baixíssimos...
Município de Itapemirim é atingido pela estiagem
Foto: www.itapemirim.es.gov.br

O Município de Itapemirim através do decreto n° 4.538/2010, declarou na última terça-feira, dia 09 de fevereiro, situação de emergência, considerando o longo período de estiagem no território municipal, assim como em toda a região sul capixaba e no Estado do Espírito Santo de forma geral, e que de forma direta vem atingindo os agricultores e pecuaristas (pequenos, médios e grandes) de Itapemirim.

São mais de cinco meses em que os índices pluviométricos estão baixíssimos, sendo constatada em alguns meses precipitação pluviométrica zerada, ou seja, ausência total de chuvas. Nesse período de seca as bacias da região estão com seu manancial abaixo do limite mínimo, comprometendo o fornecimento de água tratada.

Como medida emergencial o Município de Itapemirim em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE solicita aos moradores e turistas que, em razão da estiagem, colaborem na utilização da água, evitando lavagem de calçadas, veículos, jardins, ruas, entre outros, tendo em vista que no período de carnaval o fornecimento triplica nos balneários. Caso perdure a estiagem novas medidas serão incrementadas.

Após levantamento técnico, o SAAE informou que a ETA - Estação de Tratamento de Água - do Gomes que capta água da Lagoa Guannandy para atender a região litorânea do município, teve seu nível bruscamente reduzido, e informou ainda que caso não chova até o dia 15 de fevereiro o ponto de captação será deslocado para o interior da lagoa.

Assim como a ETA do Gomes, outras estações de tratamento de água passam pelo mesmo problema. As ETA’s das localidades de Garrafão e Rio Muqui, que são abastecidas pela bacia do Rio Muqui, estão encontrando dificuldades na captação com a estrutura atual.

Já as ETA’s de São José da Lancha, Limão, e Sede fazem a captação no Rio Itapemirim. "Na estação de São José da Lacha, estamos trabalhando com um sistema de bombeamento de outro ponto para o tanque de captação, e na estação da Sede não está sendo possível realizar captação contínua, apenas no período da preamar, ou seja, quando a maré está cheia," concluiu o Chefe de engenharia do SAAE, Ronaldo Tosta.

Você sabia?

A ETA da Sede distribui 123 litros por segundo no período do inverno, já no verão o número passa para 240 litros por segundo.

A ETA do Gomes distribui no inverno 33 litros de água por segundo e o valor quase triplica no verão, chegando à 80 litros por segundo.

Confira o decreto N° 4.538/2010 no site: www.itapemirim.es.gov.br

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir