Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2010

Índice de radiação solar pode voltar a nível máximo
Sol forte nesta terça-feira (23) na região da Avenida Paulista
Índice de radiação solar pode voltar a nível máximo
Foto: Werther Santana/Agência Estado

O índice de radiação ultravioleta solar deve voltar a atingir o nível máximo nesta quarta-feira (24), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por causa disso, os médicos indicam o uso de filtro solar e proteções como chapéus, sombrinhas e óculos escuros.

Registrou o calor na sua cidade? Envie fotos ao VC no G1

A escala que mede a radiação ultravioleta emitida pelo sol que chega à superfície terrestre vai de 1 a 14. Até sexta-feira (26), o índice deve chegar a 14 todos os dias. Acima do número 8, ele é considerado muito alto e os especialistas pedem que a população evite sol ao meio-dia e permaneça, se possível, na sombra, além de usar protetor solar, camisa e boné.

A exposição prolongada aos raios pode causar problemas, como envelhecimento e câncer de pele. "Uma maior radiação é um maior risco de queimaduras solares. Tem que haver um cuidado adicional em relação à proteção do sol", afirma Selma Cernéa, coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Em relação ao filtro solar, a indicação é usar, pelo menos, o fator 15. "A gente sempre diz que o mínimo que deve se usar é o 15, se puder o 30, melhor. Mas se você usar um 15 ou o 30 generosamente, está protegido", diz a médica. O ideal, segundo ela, é aplicar de manhã e voltar a passar o filtro no meio do dia. Mas isso para as atividades normais, não exposição em praias ou piscinas. E não esqueça de passar em todas as partes do corpo que ficam expostas.

Confira as explicações do Inpe sobre o tema:

O que é o índice ultravioleta?

O índice ultravioleta é uma medida da intensidade da radiação UV incidente sobre a superfície da Terra, relevante aos efeitos sobre a pele humana. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), esses valores são agrupados em categorias de intensidades, de 1 a 14.

As nuvens afetam o nível de radiação?

Os fluxos de raios ultravioletas são afetados pela presença de nuvens, que geralmente atenuam o feixe de radiação.

O que a exposição pode provocar na pele?

As reações da pele humana à exposição podem ser classificadas como agudas (imediatas) ou crônicas (a longo prazo). As reações agudas, como queimaduras, bronzeamento e produção de vitamina D, se desenvolvem e desaparecem rapidamente. As crônicas, como fotoenvelhecimento e câncer de pele, têm aparecimento gradual e de longa duração.

Índice de radiação solar pode voltar a nível máximo; saiba como se proteger
Exposição prolongada aos raios pode causar problemas de saúde.
Médicos recomendam filtro solar, chapéus e óculos escuros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir